Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

João Pereira, que gestão desportiva?

Penso que a grande maioria dos adeptos ficaram surpreendidos com a notícia que João Pereira, defesa direito do Sp. Braga, iria para o Sporting por 3 M € logo na abertura de mercado.

Fiquei surpreendido por várias questões. Dirão logo alguns que se trata de uma visão de um adepto não sportinguista, mas aqui vai!

Numa perspectiva de gestão desportiva, é dúbia, são 3 M € de um clube que se diz sem grandes verbas para contratações, que investe num dos lugares da equipa que possuem 3 jogadores (Abel, Pedro Silva e Pereirinha, este adaptado).

Não tenho grandes dúvidas que João Pereira entrará sem grandes problemas no onze inicial, apesar de gostar de ver Pereirinha adaptado a defesa direito. Trata-se de facto do melhor defesa direito português a actuar em Portugal, sendo qeu no global, não sei se estará ao nível de um Fucile ou Maxi Pereira. Não esquecendo qeu um jogador é também ele um pacote completo, não apenas correr, garra ou técnica. É muito mais.

Do ponto de vista meramente desportivo, João Pereira, fará parte de mais um conjunto de jogadores baixos, sem alto nível físico no impacto a defender. Virão alguns dizer que Roberto Carlos, Daniel Alves, Maicon, etc., também são baixos. Como costumo dizer, cá estarei no futuro para virem cobrar se estiver errado.

Sporting gasta...1/3 (falavam em 7 milhões) do valor que possui para gastar numa posição longe de ser a mais...urgente. Defesa esquerdo seria mais urgente, Sporting não possui nenhum defesa central goleador como David Luiz ou Bruno Alves, ou que faça a diferença nas bolas paradas, possui um meio-campo baixo (embora com alta qualidade do ponto de vista técnico), para não falar de um parceiro para Liedson, etc.

8 comentários:

Dário Pinto disse...

Sinceramente também não concordo que seja a posição mais carenciada no actual Sporting e indica desde já que Carvalhal praticamente não conta com quem tem para a posição. De qualquer forma os leões precisam de mexer na equipa, o plantel é muito limitado.

Quanto ao João Pereira, será uma certeza em Alvalade, apesar de achar que não é realmente de top.

Um à parte, Maicon tem por volta de 1,85m e é um monstro do ponto de vista físico.


Parabéns pelo bom trabalho,
Dário Pinto

Rui Lança disse...

Maicon foi por causa do que vem hoje no jornal 'Record', em que o mencionavam. Há coisas assim.

De resto, também concordo, de top para a equipa do Sporting, mas mantendo a minha de que Pereirinha pode muito bem fazer aquele lugar.

Tiago Viana disse...

Concordo plenamente. Fiquei surpreendido.
Essa posição não é de forma alguma uma prioridade para o Sporting. O Abel na minha opinião cumpre e o Pereirinha é uma salvaguarda. Já o Pedro Silva não entendo como continua em Alvalade.
O João Pereira é um bom lateral mas não tem estatura para o futebol moderno embora isso possa ser colmatado com um sistema de jogo de 3 centrais por exemplo em que ele seria um ala. Em Portugal nenhuma equipa joga assim.
Na Europa será um problema pois o Sporting não tem peso nas bolas paradas seja a atacar, seja a defender. Vejam o número de jogos na actualidade que são resolvidos dessa forma.

Anónimo disse...

Pode ajudar!

http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1454262

Rui Lança disse...

O João Pereira não pode jogar na Europa este ano...por isso, acho que é claramente uma aposta já para a próxima época. Será mesmo que Carlos Carvalhal vai continuar...

Angelo Medeiros disse...

E já agora, o Benfica tem a receber uma percentagem do passe deste jogador, não tem? Ó senhores do Braga, vá, venha de lá o guito!!!

Rui Lança disse...

Penso que são 150 mil euros pela formação.

Peter disse...

Acho que, neste momento infeliz do sporting, a contratação deste rapazinho vem dar um animo diferente aos jogos disputados em Alvalade. Sempre poderemos ver mais garra na equipa, coisa que só o Moutinho parece saber o que é.