Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Coaching de Equipas

Como se cria a inteligência colectiva, ou seja, a tal soma de todos os resultados individuais?

O Coaching de Equipas é um processo que visa o desenvolvimento e formação de equipas, ao nível de objectivos, tomadas de decisão, comunicação inter-equipas, ou ganhos de autonomia. A busca da inter-dependência que as equipas desportivas necessitam e vivem disso!

Ferramentas


Através de apoio, de feedback, de processos motivacionais e através da compreensão e do equilíbrio entre o quadro de referência individual, das pessoas e atletas que compõem os grupos, procurando transformar a inteligência colectiva num quadro de referência colectivo. Não há grandes equipas sem um expert, que em situações de maior aperto...fure o esquema, mas na grande maioria, o colectivo faz a individualidade.

Um processo de responsabilização


O Coaching, numa visão sistémica, é orientado para os recursos existentes da equipa. Trata-se de um processo de responsabilização “the power is in you”. Sendo a equipa Expert no conteúdo? Poderá ajudar o treinador ser bom ou ter sido bom executante...mas quem joga são os jogadores. Mais verdade que esta num jogo será difícil.


Vantagens do Coaching de Equipas


O que diferencia uma equipa, para além da soma das potencialidades das várias pessoas que a compõem, são as dinâmicas e os processos que encontram para maximizar o seu rendimento e esforços. De todas as equipas com quem tenho colaborado, desportivas ou não, um gesto técnico ganha muito mais impacto quando percebido mais cedo, o acto passe a ser informação favorável e não um acto estranho que demore mais tempo a ser percebido pelos seus colegas. A tal inteligência colectiva que faz com que todos estejam alinhados (e empenhados ordenadamente).

No coaching de equipas desenvolvem-se:


· Objectivos e princípios de trabalho em grupo;
· Fomenta-se uma comunicação aberta e coordenada entre todas as partes integrantes;
· Definem-se papéis e áreas de responsabilidade sobre as funções a serem desenvolvidas por cada um;
· Visa-se um nível superior de inter-dependência nas equipas e um estilo de liderança adequado ao ambiente, pessoas e situações.

Sem comentários: