Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A novela do Cristiano Ronaldo (ainda) não acabou...


Numa entrevista ao jornal 'Público', Cristiano Ronaldo assegura que continuará pelo menos mais uma época nos Red Devils, colocando um ponto final nesta novela de fazer inveja a muitas que preenchem vários horários 'nobres' da espectacular televisão portuguesa.


Existem diversas teorias na constituição de equipas, umas que afastam a hipótese de ter 'estrelas' no seio da equipa, outras que acham que para além do todo que deve ser a equipa, as estrelas servem para nos momentos menos bons da equipa...elas surgirem e acabarem por desequilibrar.


Com as várias atitudes do mister Alex Ferguson, alguns de vós podem pensar que ele se rebaixou perante o jogador, perdendo a superiodade que deve manter, etc. Sir deu mais uma prova do seu estilo de liderança e do que será capaz, ao aceitar o desafio de continuar a liderar um grupo de atletas, depois de fazer tudo por tudo para que um deles fique num local onde não quer estar e depois de afirmar várias vezes que queria ir para Madrid.


Ronaldo tem aquilo que alguns treinadores afirmam que os melhores têm de possuir: a individualidade q.b. para querer ser melhor que a equipa...primeiro 'eu', depois a 'equipa'. Pessoalmente acho que Ronaldo tem muito mais que o 'q.b.', sendo na minha opinião um jogador que pensa quase exclusivamente no seu sucesso, pensando ele que puxa pela equipa e não o contrário. Quem se lembra das suas atitudes na final da Champions League após o falhanço da grande penalidade pelo jogador francês do Chelsea Nicolas Anelka, percebe que Ronaldo claramente ficava sem o grande fardo de ter sido ele a falhar o penalty. Quando se deixou cair no chão a 'chorar' em vez de ir festejar com Van der Saar, queria chamar a ele novamente as luzes da ribalta. Ninguém me tira a ideia que fez parte de todo um show-off. Merece ser o melhor do mundo nesta época, não há muitas mais montras, mas assim será difícil de se manter no topo.


Aqui, Alex Ferguson tem de aprender algo com Phil Jackson, que tornou Michael Jordan no melhor jogador de basquetebol de sempre - eu acrescento, melhor desportista de sempre. Fazer perceber que Michael Jordan somente ganharia algo e seria o melhor de todos, se a sua equipa vencesse também. Duas fases, step by step, "ajudas a tua equipa a crescer...e posteriormente ela colocar-te-á no topo". Simples. Aqui o Manchester Uniter não tem de crescer muito mais...mas até quando aceitará jogadores que pensam 'quase' exclusivamente neles próprios?

Sem comentários: