Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Era uma vez uma equipa!


Penso que já fiz parte de equipas, tenho essa sensação. Não me disseram, mas senti. Na verdade até me diziam, eu é que não acreditava, sempre tive esse defeito que era de duvidar de algumas pessoas. Sentir...era isso que fazia a diferença...sentia que pertencia.


'Olhando' para alguns exemplos que tivemos, sentia verdadeiras equipas por aí. Ao nível desportivo, equipas que se mantiveram no topo durante algum tempo e que tive oportunidade de as acompanhar...lembro-me de algumas. Os Chicago Bulls com o Phil Jackson, AC Milan com diversos treinadores, Man United com o Alex Fergunson, várias e certamente ia-me esquecer e muitas. Mas o que tinham estas equipas de comum?


Muitos dizem que uma verdadeira equipa é mais que a soma de todas as partes! Lindo. Outros até diziam que não queriam grandes individualidades, pegavam em qualquer aglomerado de pessoas e tornavam 'aquilo' numa equipa.


O treinador dos 'All Black's dizia que todos os atletas eram capazes de alcançar os objectivos propostos...desde que fossem os seus objectivos! Bem...estaria a falar do Quadro de Referência Individual (QRI). Mas o problema da equipa, para além de diversas condicionantes é conjugar isso tudo e torná-los num Quadro de Referência Colectiva (QRC).


Para não maçar muito, quantos de nós fazemos mesmo parte de uma equipa? Quer seja para o berlinde quer seja a nível profissional? Que tem uma visão? E que tem uma cultura, algo com que todos se identificam? Tem uma estrutura e um mecanismo de processos autónomo? Existe de facto um envolvimento de todos? Empenho? Reconhecimento? Compromisso? Relações? Como era bom...


2 comentários:

Nuno Cunha Rolo disse...

por vezes, fazemos uma equipa mesmo antes de o sermos!
Uma equipa para mim lembra-me sempre a história dos 3 porquinhos, não sei porquê. Depois, mais seriamente, recorda-me que ela existe quando as pessoas estão voltadas para a missão, lado a lado. Nada de estarem voltadas umas para as outras. Antes para o cumprimento do objectivo continuamente atingível.
Quem se colocar atrás de um objectivo, e seu sucesso, será sempre um bom elemento para uma boa equipa.
Abraço, e parabéns pelo blogue.
NCR

Admin disse...

Acho que é isto que muitas vezes falta a algumas empresas ou departamentos e que faz a diferença para se atingirem os objectivos e as metas traçadas.
Não basta ser um membro de um grupo ou aglumerado de pessoas, é necessário fazer parte integrante da equipa, de se fazer parte de um todo!
Cumprimentos e parabéns pelo blogue
RN