Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Era Carlos Queiroz


Começa hoje uma nova era no futebol da selecção nacional. Após a convocatória, muita coisa já se disse e devem ficar, por enquanto, por aí, dada a vitória quase que certa contra o adversário Ilhas Faroé.


Todos os líderes de projecto gostam de mudar algo quando entram nesse desafio, mesmo que tudo esteja bem, há sempre um cunho muito pessoal. Não estava tudo bem, por isso juntou-se o útil ao agradável. Deixou alguns jogadores que tinham ido ao Mundial 2008, casos de Petit (que ainda não tinha confirmado o seu abandono da selecção), Jorge Ribeiro, Postiga, Miguel Veloso e Rui Patrício (ambos para os sub 21), Ricardo e Quaresma. Este último caso é intrigante...ele está em boas condições físicas, treina todos os dias com o plantel do seu clube e pelo que se sabe, apenas não joga por....precaução contra algo.


Achei interessante comparar duas mentalidades. Ibrahimovic, jogador do Inter de Milão tem treinado com o plantel de Mourinho, mas não tem jogado para poupá-lo. Para o seleccionador sueco isso pouco importa e toca de chamá-lo à selecção para o jogo desta semana. Só após isso ter acontecido é que Mourinho decidiu colocá-lo contra o Benfica no jogo treino de 6.ª feira passada. Queiróz decidiu poupar-se a um embróglio logo no início da 'era' e Quaresma fica de fora.


Espera-se muita coisa boa nesta nova 'era, a começar por aspectos que se calhar nem têm nada a ver com o futebol jogado. Espera-se justiça nas convocatórias, organização dos quadros competitivos, especialmente nas áreas jovens, e a continuação de profissionalismo que existiu com Scolari até ao último Mundial.

Sem comentários: