Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Empreendorismo social no desporto

Falar sobre empreendorismo não é fácil. Não existem muitas definições e as que existem pecam por escassas ou dúbias, porque entram em campos como a proactividade, por exemplo.

Falar de empreendorismo social ainda é mais difícil, porque a grande maioria dos textos e pesquisas de empreendorismo encaminham-se para o empreendorismo organizacional.

Falar de empreendorismo social e com o desporto...é juntar algo sobre poucos falam com algo que todos falam e percebem (e muito...).

Cheguei à conclusão com estes últimos acontecimentos no desporto, ou melhor, no futebol, que o civismo e empreendorismo social será pouco compatível com um desporto que se diz profissional. Porquê?

Bem...seguem algumas notas:
- Permitimos - consoante o equipamento que ocupa - que possam bater noutros colegas de profissão e outros agentes desportivos que se andem por 'aí';
- Os olhos de um adepto da equipa x não conseguem por mais que se tente ver mesmo que uma televisão mostre com câmaras em vários ângulos um atleta da sua equipa a bater ou massajar outra pessoa;
- A cultura desportiva e social (in)existente impossibilita que nos próximos anos e gerações, algo se modifique, Grécia espera por nós!

É preocupante dar uma vista de olhos por alguns blogues, sites, jornais e comunicação social e vermos o que se diz por aí! Deixaram de ser só os blogues os espaços onde se podem acusar tudo e todos sem terem de se defender, também agora se vai vendo uns dirigentes (por causa disso, estou claramente a pensar em mudar a minha categoria profissional de dirigente desportivo para ex-dirigente desportivo, ficariam de certeza com melhor impressão minha) a acusar tudo sem depois alguém lhe pedir justificações.

O que me assusta é que sei que ainda não batemos no fundo. Um mundo bem profundo espera por nós, para lá da Grécia...my god!

Sem comentários: