Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

E agora?

E agora? Pergunto eu!

Haviam 3 resultados possíveis e saiu...um 4.º! O que é isso de um 4.º? Uma vitória por uma diferença que não era esperada tanto para um lado quer para o outro.

Saber se o Porto foi mesmo 80 e/ou saber se este Braga foi mesmo um 8 daqueles pequenos. Domingos tem alguma razão nos comentários que fez, Porto, para além de merecer, faz 3 golos nos primeiros 4 ou 5 vezes que chega à área do Braga. Depois, tudo a correr bem, foi apenas gerir e ir marcando, até o suplente de luxo marcou. De resto, ainda bem que o jogo decorreu desta forma, ver o que o Salvador irá dizer. Pena mesmo apenas aquela entrada do Rafael Bastos que merecia muito mais que um amarelo. No Porto destaco um inteligente Ruben Micael, regresso de Meireles e outro 'regresso' de Fernando. O melhor...Álvaro Pereira.

E agora? Benfica, Braga -1 e Porto com -6 do Benfica e -5 do Braga, embora com vantagem no confronto directo.

Acredito que este foi o pior resultado para o Benfica. O empate era o melhor e a vitória do Braga deixava já o Porto fora de combate e depois era apenas uma corrida a 2. Neste momento, a corrida ainda é a 3, esperar para ver os efeitos colaterais desta derrota nos arsenalistas.

Futuro! Futurologia. Considero a próxima jornada extremamente fulcral para os 3.

Benfica vai a Matosinhos, onde o Porto não passou. Se apanhar um campo cheio de água e com muita chuva, pode rezar para trazer já 1 pontinho. Porto vai a onde o Benfica apenas conseguiu 1 ponto numa altura que o Sporting ainda tinha saúde mental. Será Alvalade um passeio para o Porto? Terá Carvalhal ainda algo a dizer pela luta de algo? Será que o Braga vencerá o Olhanense, sendo que depois vai a Setúbal, onde este luta para não descer?

Bem, para já sabemos que o Braga vem à Luz no final de Março e o Benfica vai ao Dragão no final de Abril. Pelo meio veremos se o Benfica passa o Hertha e depois como vai aguentar os ritmos franceses e como será que o Porto aguentará a pressão londrina e (penso eu) a frustração de não passar o Arsenal. O Benfica e Porto terão ainda um primeiro ensaio em Março do seu confronto e o Porto passará facilmente o Rio Ave até à final da Taça de Portugal.

Que dirá Jorge Jesus de tudo isto? Valerá a pena passar o Hertha para encher o calendário benfiquista com jogos 'secundários', como ele próprio afirmou?

3 comentários:

Rui Gomez disse...

Pesado! Muito pesado para Domingos Paciência!

Num dos posts anteriores refiro as várias hipóteses para o topo da grelha classificativa, após a 20.ª jornada. Sem dúvida que JJ ganha - não muito, mas ganha. Eu disse que o resultado menos favorável seria a vitória do FCP, uma vez que um resultado que não fosse a vitória afastaria o FCP da luta pelo campeonato e do acesso à champions. Disse também que os primeiros 30'eram fundamentais para o resto do jogo. Aconteceu, 5-1.
JJ lidera a tabela, mas será que está contente? Preocupado diria! Com 2 "matilhas" a ladrar aos pés não deve ser fácil... e a ajudar à festa a Liga Europa... com mais dois jogos em cima (possivelmente) no mês de Março.
Agora, a rubríca: FUTUROLOGIA!
- Liga Sagres: Próximas jornadas - até à 24.ª alguém escorrega. DC será que se levanta no frente-a-frente de "ex-dragões" e ex-treinador do SCBraga - Jorge Costa?

- Liga Europa - SCP fora do carrocel. Já é tempo de dignificar o futebol. O SCP não merece passar, salvo milagre em Alvalade. SLB passa, frente a uns alemães quase "alentejanos" a jogar à bola. Ou será que Jesus dá um brinde e chuta para canto a Liga Europa, para descarregar a agenda?

- Champions - FCP com difícil tarefa nos teste com o Arsenal. Vamos ver o que acontece! O jogo está aberto, para a passagem de qq equipa.

- Taça da Liga - FCPorto fuzila SLBenfica! Dessa não tenho dúvida... e atenção aos túneis do Algarve (coitados!!!)

- Taça de Portugal - Passeio para o FCPorto! Essa está lá e já está!

NOTA: FUTUROLOGIA!!!!

Rui Lança disse...

Caro Rui! Grande futurologia!

O Braga se ganhar na próxima semana em casa contra um fraco Olhanense e o Benfica ou o Porto não ganharem os 3 pontos, fica na corrida até ao fim.

Acredito que o JJ não queira sair da Europa prepositadamente, era motivo para rescisão com justa causa. O nível de exigência de um clube como o Benfica não permite (por muito que isto possa parecer daquelas frases populares, é verdade, se querem ser grandes...têm de comportar-se como tal).

Acredito que o Sporting terá um jogo normal e com isso acabará opr passar um Everton que fora vale 10 % do que joga em casa.

Final da Liga...achas mesmo que o Porto fuzilará o Benfica? Bem, cá estaremos para avaliar.

Porto e Arsenal, acho que os portistas ficarão pelo caminho infelizmente, pois preenchia mais o calendário.

Túnel do Algarve? Bem...é caso para dizer, nada melhor que uma pessoa de Braga para dizer ehehe! Brinco. Não creio, o Porto apenas irá comoportar-se dessa forma em casa. Mas...e há sempre um 'mas', se na penultima jornada o Porto receber o Benfica a lutar pelo título não se irá dispersar nesses joguinhos. Eles não...talvez uns vendedores de gelado a quem se pode bater por não serem elementos directos ao jogo.

Rui Gomez disse...

lol
Vendedores de gelados!!! (é giro... e sem dúvida elementos externos).

Quando escrevia ontem o comment, pensava nisso: "Mas o Benfica é um dos grandes, portanto tem que se comportar como um grande!" Se JJ assumisse publicamente e descaradamente: 1.º era fuzilado; 2.º perdia o profissionalismo; 3.º Ficava o CV manchado para sempre! Quando refiro, pôr a Liga Europa de parte é fazer com que o grupo assuma objectivos comuns. Se todos caminharem para o mesmo terão sucesso, caso contrário passam, preenchem o mês de março com mais 180' nas canetas... e por sua vez acusam ainda mais desgaste físico numa altura crucial da época!

Quanto ao resto, veremos! (FUTUROLOGIA)