Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 14 de fevereiro de 2010

11...33...Campeão ou Penta?

Faltam onze jornadas. Trinta e três pontos. Será que vamos ter um campeão (ou pela primeira vez ou que já não vence há 4 anos) ou um penta?

Esta jornada futebolística serviu para algo mais do que se esperava!

Braga demonstrou ter mais dificuldades do que se poderia esperar frente a um bem organizado Marítimo e, embora sem algumas peças fundamentais, começa-se a perceber que para além de muito talento, também há a sorte e bolas que não querem entrar e outras que saiem mesmo...

Benfica, muito fatigado, alguns jogadores nucleares a não corresponderem como de início e ainda a faltarem no minímo mais 13 jogos (10 na Liga, 2 na Europa e 1 na finald a Taça da Liga), que esperar do plantel que na minha opinião não foi melhorado com os três jogadores brasileiros que chegaram em Janeiro.

Porto, o grande perdedor da jornada. Com 2 pontos que ficaram em Matosinhos, um discurso muito focado na arbitragem e no único (?) concorrente beneficiado, o Benfica. Ainda hoje deu para perceber que Jesualdo deve estar a dar demasiada importância apenas a um dos adversários, a menos que saiba algo que se irá passar na próxima jornada...

Daí surge a pergunta, Que resultado e consequências na próxima jornada?

Dado que o Benfica não joga, a questão ainda se torna mais simples:

Porto - Braga 1
Benfica em primeiro, Braga a 1 ponto e Porto a 6 pontos do 1.º lugar, respectivamente

Porto - Braga X
Braga e Benfica em 1.º, com o Braga em vantagem, Porto a 8 pontos

Porto - Braga 2
Braga em 1.º, Benfica a 2 pontos e Porto a 11 pontos do Braga

Quanto ao 1.º lugar nada se decide...mas parece-me que com um Braga vencedor no Dragão, seria preciso uma grande catástrofe ao Braga e Benfica para o Porto conseguir o Penta.

6 comentários:

Angelo Medeiros disse...

Gostei muito do 2º golo do Braga, o que será que um tal de Salvador, irá dizer amanhã em conferência de imprensa, que o futebol em Portugal está no caminho certo?!

Rui Lança disse...

Acho que no próximo fds existem uns milhões, quer do Porto quer do Benfica, que não sabem bem por quem irão torcer.

Tiago Viana disse...

O Presidente do Braga anda muito preocupado com o Benfica mas acho que anda distraído e mal aconselhado.
O Benfica pelo que tem demostrado, a menos que aconteça uma hecatombe, se não ficar em 1º fica em 2º.
Será que o Presidente do Braga ainda não entendeu que quem beneficia (e muito) com os maus resultados dos minhotos não é a equipa da Luz.
Para a semana ela já vai ver quem é o seu amigo...
Se houver polémica com a arbitragem nesse jogo cá estarei para ver quem ele vai acusar.

Rui Lança disse...

Eu acho que o Presidente do Braga não anda nada. Acho que o Pinto da Costa é que está a atacar por dois lados, até porque ele não pode falar por estar de castigo.

A brasileira e a saída do Fernando Gomes é que alteraram tudo aquilo.

Domingo...há uma certeza, o Porto TEM de ganhar, dê por onde der. Se indo à Liga dos Campeões já o prejuízo que é, muito mais se não for.

Rui Gomez disse...

a) JJ fez a sua jogada de mestre! Conseguiu numa primeira etapa a vantagem, mas as contas saíram furadas com empate em Setúbal. No entanto, 1 ponto basta para estar na liderança da Liga. Só lhe resta esperar. Já agora, JJ vai torcer por quem? Na minha opinião qualquer resultado é benéfico para JJ:

FCP - Braga no totobola:

1 - Porto ganha, Benfica na frente, Braga na perseguição a 1 ponto e tudo se resolve na 24.ªjornada no confronto directo slb-scb. Benfica não perde a liderança!

x - Empate. Braga divide liderança da Liga com o benfica. Volta tudo à estaca zero. FCP a 8 pontos do 1.º lugar (2 vitórias e 2 empates).
JJ concluí que a sua jogada de mestre apenas mexeu 2 a 3 semanas com o psicológico dos planteis de scb e fcp... Indirectamente deu fruto! Cansaço, pensamento, insegurança, etc. Não muito maduro mas deu! Ah, e vendeu muito papel!

2 - Braga vence, Porto completamente "afastado" do título. Benfica, a 2 pontos do líder Braga. JJ perde a liderança, mas afasta o candidato que impõe maior respeito, o FCP. JJ apenas tem que gerir a desvantagem de 2 pontos, levando a decisão para o confronto directo na 24.ª jornada ou espera a qualquer momento um deslize do Braga.


b)Penso que a arbitragem vai ser tranquila, sem casos (pré-análise, mas em Portugal tudo se muda, tudo se transforma, tudo pode acontecer). Vão estar certamente milhões de olhos clínicos e os respectivos treinadores de bancada a olhar para o árbitro.

c) Domingos, com o plantel desfalcado (por lesões e castigos), certamente vai bem preparado com o TPC feito para o Dragão! A chave do jogo depende do que acontecer nos primeiros 30 minutos de jogo.

Tal como JJ, não podemos fazer nada senão treinar a nossa lógica e análise baseada nos acontecimentos dos últimos dias. Mais uma vez, cá estaremos para analisar estes dados, os dados pós-jogo e respectivas análises para as próximas jornadas.

Rui Lança disse...

Excelente análise Rui. Mas acho que o Porto não vai perder mesmo...até pk significava não só a perda do título para o braga ou benfica, mas tb a champios league!