Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Certezas legítimas e não legais.

Não tenho muitas certezas sobre o caso do túnel da Luz...e também o de Braga.

Ou seja, por estranho que possa parecer, não tendo formação na área jurídica e mais especificamente na área da jurisprudência desportiva, apenas considero que os actos que vi ou li são legítimos ou não. Mas legais ou não, como poderei opinar? Só se for opinar por opinar.

. Não sei se Hulk, Sapunaru, Vandinho, Mossoró ou Cardozo podem ser expulsos, excluídos, etc.
. Se podem apanhar 4 ou 6 meses por baterem em agentes que directamente não estão 'em jogo'
. Se um clube deve ser apenas 'punido' em 1.500 € por os 'seus' stewards provocarem os reais agentes desportivos, atletas e treinadores
. Se responder a provocações pode ser considerado uma atenuante
. Se como afirma a FCP, desejar um 'bom natal' mesmo de forma irónica ou provocatória pode ser considerada razão para agredir

Como digo, tenho uma opinião sobre a legitimidade dos factos. E por isso, também eu tenho dúvidas se o Porto não irá ganhar ao recorrer ou então, se podem ainda ver as penas agravadas.

Mas tenho algumas certezas e elas são - considerando que o nosso país é um país acima de tudo, clubístico - as seguintes:

. Os jogadores e outros agentes do Benfica vão apanhar forte e feio quando se deslocarem ao Estádio do Dragão
. Os jogadores e agentes do Porto vão fazer de conta como não fosse nada com eles
. Uma grande fatia dos adeptos portistas e outras cores, vão achar que é justo ou então "quem vai à guerra dá e leva"
. Os do Benfica vão sentir repulsa sobre os actos e dizer isto e aquilo
. O conjunto de jornalistas que tantas páginas nos dão nos excelentes jornais que Portugal possui, vão dividir-se com inquéritos e sondagens sobre a justiça ou legitimidade da coisa
. E a grande dúvida da comunicação social vai ser, seguir estes actos ou a queda de todo o sistema político em Portugal.

Para facilitar...faço também eu já três comentários ao meu post:

"Claro que vão apanhar, é justo, deram agora levam!"
"Se eu fosse o Benfica, equipava-me no meio do campo e não ia aos balneários"
"Despachem-se com isso, que o Braga quer festejar o título"

Por último mesmo, sou daqueles que acredito que o Porto é o maior candidato ao título (escrevo 1 dia antes do Porto-Braga). Recebe os dois primeiros em casa e verá um Benfica-Braga também ele sentado a ver quem perde com quem.

2 comentários:

Rui Gomez disse...

Boa análise!
Meu caro,
Já somos dois. Não tenho capacidade e conhecimento em Direito Desportivo para julgar ou opinar sobre os acontecimentos.
Vi e ouvi a entrevista do Professor J.M. Meirim sobre a temática e respondeu isto:

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1499142

Quanto aos outros factores:
-FCP o mais sério candidato ao título!
-Certo e sabido que vão levar nas "beiças" no Dragão, e nada se vai passar...
-Depois dos acontecimentos, a Comunicação social vai vender muito papel, e ter muita audiência. Agora os temas: Será mais importante a pequenez futebolística(infelizmente grandiosa e cega para muitos clubistas obcecados) ou o DEBATE DA NAÇÃO? SOCRATES, Orçamento Estado; LIDER PSD, Presidenciais, etc.
Cabe à tuguice decidir!

Quanto ao SCBRAGA: ganha mesmo a liga?
Veremos semana a semana!

Rui Lança disse...

Se deixarmos ao cuidado da tuguice, tu, eu e os outros todos, estamos bem fo...

Muito está dependente do resultado de amanhã. Nada que não seja a vitória do Porto, deixa-o à mercê da boa vontade do Braga. Deixa ver se o Domingos se debruça...