Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 30 de maio de 2009

Modalidades ao Norte!

Fruto do 'defeito' da formação académica que me (des)normaliza num país em que a cultura desportiva de...95 % da população recai unicamente em Futebol, consumo quase tudo o que é desporto, principalmente desportos colectivos.

No passado fim-de-semana estive em Espinho a ver uns jogos de Voleibol e discutia isto com um colega de profissão que estuda Gestão do Desporto no ISMAI.

Das modalidades colectivas, apenas uma é claramente uma modalidade dominado pelo Sul. O Râguebi, claro está, e sem ser uma crítica negativa, por ser uma modalidade elitista e não dedicada tanto ao recurso de indústrias, mas sim, universitário. Nesta modalidade vemos um domínio do Direito, Agronomia, Belenenses, Benfica, domínio que vai até Coimbra. Daí para cima, quase nada.

Temos o Futsal, que tem 3 a 5 clubes dominadores, Benfica, Sporting e Freixieiro, e agora com o aparecimento em força e sustentável (?) do Belenenses e Fundação Jorge Antunes.

No Voleibol, só deu Espinho mesmo com meses de ordenados em atraso e Guimarães este ano e com uma intromissão do Benfica ao vencer um campeonato recentemente.

Basquetebol, era Ovarense e Ovarenses, ao que parece com o Benfica este ano a intrometer-se. Estamos na final, Benfica-Ovarenses.

Andebol, tem sido dominado também pelo Norte, ABC e Porto, com mais uma vez o Benfica no ano passado e este ano a lutar.

Hóquei Patins, aqui só dá mesmo Porto. E o que não é Porto, vem do Norte, Óquei de Barcelos ou Juventude de Viana.

Bem sei que há mais modalidades colectivas, mas recaí nestas. Mesmo com a intromissão do Benfica em quase todas elas e o Sporting no Futsal e um conjunto do Râguebi, a massa de prática desportiva atinge uma grande decalage da área metropolitana do Porto para as outras zonas do país.

1 comentário:

PSousa disse...

Dá vontade de escrever: Sul ao fundo!