Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 7 de junho de 2009

Umas horas com o Prof. Doutor Manuel Sérgio

Creio que o Prof. Manuel Sérgio não me vai levar a mal dizer aqui que fiquei espantado com a pessoa em si. Devo confessar a minha ignorância, pois sabia que ele era um grande homem e especialista, mas não sabia que ele era para além disso, muito mais que isso, um sistema complexo e equilibrado entre o saber e o ser.

Para quem não sabe, Manuel Sérgio foi à SIC receber o prémio por José Mourinho quando este não teve possibilidade de ir aos Globos. Foi mencionado por José Mourinho que foi em meados de 1982 que começou a duvidar dos modelos de Matveev. Foi mencionado quando José Mourinho veio à Faculdade de Motricidade Humana devido à homenagem.

Esta frase representa aquilo que defendo, não desde de 1970's, porque ainda não andava por cá, mas que o somatório é sempre mais que apenas umas números somados a outros.

Para se saber muito de desporto, temos de saber mais que de desporto. Para se ser um bom treinador de futebol, temos de saber muito mais do que apenas futebol e o treino. Até porque não se trata de futebol mas de homens, de pessoas e essas sim, são abrangidas pelas ciências humanas, sociais e físicas.

Sem comentários: