Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Menino Jesus ou Jesus Cristo SuperStar?

Aproveitar uma crónica do jornalista do Record Luis Avelãs para deixar aqui algumas opiniões sobre Jorge Jesus e o ambiente que o rodeia quase numa análise SWOT.

"Depois de vários trabalhos de qualidade em emblemas onde atingir as competições europeias era o máximo que lhe podiam exigir, Jorge Jesus chega, finalmente, a um grande. O Benfica concede-lhe a oportunidade que sempre desejou mas, agora, não basta praticar um futebol interessante, fazer a vida negra aos crónicos candidatos ao título ou dizer que, com outros jogadores, dava de avanço a este ou aquele." - Vamos ver, não me parece que JJ queira desperdiçar esta oportunidade, até porque no Dragão esperam por ele e LFV sabe que não terá muitas mais oportunidades.

"Na Luz - como seria no Dragão ou em Alvalade - só há um lugar que interessa e esse, convém recordar, poucas vezes foi ocupado pelas águias nos últimos tempos, o que indicia que, por aquelas paragens, talvez não seja somente o treinador o único (ou principal) causador de tantas desilusões.
Jesus tem demonstrado, ao longo dos tempos, ser um técnico descomplexado, astuto. Não é por acaso que para muitos futebolistas passa por ser um mago das tácticas. Mas ao talento que revela para descodificar os esquemas dos adversários, Jesus sempre juntou imensas dificuldades para falar. Ou melhor: para falar sem os seus "pontapés na gramática" que há muito são famosos entre as gentes do desporto-rei
Pode um treinador ser bem sucedido apesar de não se exprimir da melhor maneira? Claro! Aliás, se Jesus entrar com o pé direito no Benfica, vencendo os primeiros compromissos oficiais e colocando a equipa - como prometeu - a jogar, no mínimo, o dobro do que fazia com Quique Flores, terá todo o crédito para, aqui e ali, "escorregar" nas conferências de imprensa. Vieira (que também não é propriamente um exímio orador) e Rui Costa não o foram buscar por causa do seu português. E sócios e simpatizantes pretendem tudo menos "conversa".
Mas, como sucede com todos os outros treinadores que passam pelos grandes, também este não terá vida fácil se tardar em colocar os encarnados no trilho certo. Sem títulos no currículo, dado aos deslizes no contacto com a imprensa e incapaz de refrear os ânimos durante a apresentação (onde garantiu que vai ser campeão), Jesus será um alvo fácil dos exigentes adeptos. E num clima de instabilidade, nem Vieira lhe poderá valer."

António Boronha diz que dobro de nada é zero, vamos ver que equações vai utilizar para exponenciar o zero ou o nada.

Sem comentários: