Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 15 de junho de 2009

Formação - Verdade ou coincidência?

Está quase terminado a época para os escalões de formação no Futebol. Porto conquistou mais um título de juvenis este fim-de-semana logo na casa do Benfica.

Sendo assim, em iniciados o título foi para a Luz, em juvenis para o Porto e em juniores tudo leva a crer que será também para a Luz.

O Sporting curiosamente não aparece na lista mas acaba por ser aquele que maior partido tem tirado nos últimos anos de jogadores vindos da formação de Alcochete. Como os alemãos diziam na formação, não queriam saber quantos títulos tinham até chegar aos séniores, queriam era vencer aí, nos verdadeiros palcos. E a formação servia para formar...que chegassem e estivessem preparados. Nesse capítulo, o Sporting descobre, trabalha e prepara-os muito bem. Veja-se o caso de Daniel Carriço este ano.

Com o título quase assegurado em juniores, tenho alguma curiosidade em verificar quantos jogadores vão fazer parte do plantel ou pré-época do Benfica. Se João Alves faz um bom trabalho, o mesmo tem de ter seguimento. No plantel da Luz apenas fazem parte Miguel Vítor, Moreira com dois de junior vindo do Salgueiros, Ruben Amorim que foi potenciado noutro clube, e Jorge Ribeiro...

6 comentários:

Tiago Viana disse...

Pois é meu amigo, falámos muitas vezes sobre isso.
Sempre vi muita gente preocupada com os títulos que se conquistavam nos escalões de formação e muito pouco preocupados com o facto dos seus atletas chegarem a séniores sem saberem fundamentos básicos do jogo.
No Benfica a formação esteve pelas horas da amargura e nunca sobem nem dão tempo aos jovens da casa no plantel sénior.
Deve ser por acaso que a nata da formação em Portugal trabalha no Sporting.

Gelo disse...

Não percebo nada de natas... mas não me parece que o Porto esteja a fazer um mau trabalho. Na minha opinião não fundamentada, parece-me que o Porto tem formado mais jogadores de nível médio/alto que os restantes dois clubes juntos. No entanto, os poucos atletas realmente excelentes, nomeadamente o Futre, o Figo e o Ronaldo têm saído do Sporting. Se a responsabilidade é da formação ou dos olheiros é que já não sei...
Cumprimentos,

Tiago Viana disse...

O Sporting tb tinha e penso que mantém uma muito boa equipa de olheiros.
Claro que os talentos que têm saído do clube para os campeonatos com melhores salários levam à preferência dos miúdos pelo Sporting. Apesar de estar muito afastado desse mundo penso que muitos deles já pensam nisso.

Rui Lança disse...

Neste campo parece-me que o Sporting faz duas das três que considero essenciais:

- capta melhor;
- forma melhor;
- falta que eles sejam campeões pelo Sporting.

Quer Porto quer Benfica têm poucos jogadores formados no clube a serem figuras de proa: Ruben Amorim agora e Bruno Alves que está prestes a sair. Diria eu!

Tiago Viana disse...

A formação portuguesa tem uma caracteristica interessante, formamos sobretudo médios e jogadores para as alas (excepto defesas esq).
Isso deve-se possivelmente às nossas caracteristicas fisicas mas também a falta de qualidade técnica nas outras áreas como guarda-redes e ponta de lança.
Os jovens tb n se revêem em ninguém dessas posições que têm menos contacto com a bola.

Rui Lança disse...

Muito bem visto!