Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Processos de grupo na Inteligência Colectiva

Ronaldo vai trocar Manchester pelo Real Madrid por 94 M €! Ao que parece Perez ainda pode trazer mais umas vedetas para juntar às que já compõem a equipa do Real e a Káká, vindo também esta época do AC Milan.

'Conhecendo' Pellegrini como conheço, não duvido das capacidades dele para fazer uma boa equipa e tentar, acima de tudo tentar, conjugar os interesses de todos aqueles VIP's em prol de um grupo de trabalho.

O italiano Fabio Cannavaro, que trocou o Real Madrid pela Juventus, alertou para que as recentes contratações milionárias de Kaká e Cristiano Ronaldo não vão resolver todos os problemas dos "merengues": "O Real Madrid deverá continuar a trabalhar, pois esses dois jogadores não resolverão todos os problemas internos. O mais importante é adquirir a mentalidade de equipa".

José Mourinho também já frisou bem que o Real será o campeão nas transferências...

Parece-me ser claro para quem acompanha este fenómeno de equipas, que o resultado final das equipas resulta de 2 aspectos:

1.º - o valor individual dos elementos que compõem um grupo;
2.º - os processos (respeito, comunicação, conflito, alinhamento, regras, disciplina, avaliação, sacrifício, empatia, esforço, experts nos lugares certos, objectivos, procedimentos, etc.) que fazem parte de um dia-a-dia dos grupos.

Aqui, sem querer desconfiar do valor de quem lidera os processos, parece-me que aquele conjunto vai possuir mais interesses individuais que os do grupo. Percebe-se que o Barcelona atinge um resultado final bem superior à soma de todos as individualidades. Que jogadores como Iniesta, Xavi, Puyol, Valdes, etc atingiram uma perfomance alinhada e aperfeiçoada ao encontro dos objectivos colectivos, sem que isso tirasse nenhum brilho às suas exibições.

Arrisco-me quase a dizer que perante tal 'know-how' que haverá ali naquele balneário, o treinador vai ser quase que um facilitador à procura da solução/processo mais equilibrado.

1 comentário:

Tiago Viana disse...

O Cazorla dizia que só daria esse preço pelo Iniesta.
Eu concordo.
Numa equipa um Iniesta faz funcionar um Ronaldo nas suas capacidades máximas.
Veremos se o Real terá essa capacidade.