Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 22 de março de 2009

Temos a 'cultura' desportiva que merecemos!

Nas várias conversas que tenho, costumo afirmar que os portugueses têm o que merecem. Têm aquilo para o que trabalham, se esforçam ou deixam de se esforçar, aquilo pelo qual lutam ou são passivos.

Ontem, após a final da Taça da Liga e de um penaltie mal assinalado contra o Sporting vimos reacções como:

- Pedro Silva, "Para que quero a medalha? Dêem-na a ele, a esse ladrão"
- Soares Franco, "O Sporting foi hoje roubado"
- Paulo Bento, "Isto está a ficar demasiado podre", devendo-se também referir que o mesmo árbitro validou um golo de Vuk contra o Rio Ave com 2 metros em fora-de-jogo e que lhe possibilitou também estar lá ontem na final.

Não sei bem onde começa o ciclo e onde está o meio, mas estou convicto que temos os dirigentes que merecemos, os árbitros que merecemos, os jogadores que empurram com o peito o árbitro que merecemos e que após terem acertado em todas as canelas ainda chamam a vida do filho para ali, temos o que merecemos. Pois...se no dia seguinte, continuamos a comprar jornais, a ver os resumos e a SportTv, a ir ao estádio, alimentamos um mercado de que nos queixamos mas que continuamos a alimentá-lo. Não existindo consequências para quem erra, estamos todos bem. Os jogadores que 'agridem' os árbitros e jogam passado um jogo de castigo, árbitros que erram e 'apenas' passam pelas jarras, treinadores que fazem gestos de roubar e acusam na tv que estão a ser roubados, jogadores que mandam a medalha para o chão.

Gostaria de saber o que pensa Paulo Bento sobre o comportamento de alguns dos seus jogadores? Não deve pensar grande coisa, pois considero que o exemplo vindo de cima...que poderá ele criticar? Que pensa um jogador infantil ou iniciado do Sporting ou que admire Paulo Bento depois de o ver fazer aquilo tudo? Ok, foi a quente! Mas, ele sabe que ao estar ali...tem de estar preparado para tudo. Eu admiro Paulo Bento pela simplicidade da sua comunicação, mas não 'compro' estas suas atitudes.

Tem de estar preparado para ser beneficiado pelo mesmo árbitro que há uns meses atrás não viu o seu jogador a marcar o golo da vitória nesta mesma competição com 2 metros em fora de jogo. Deve estar preparado para vencer em Braga com o clube da casa a ser 'roubado'! Devia ter a mesma entrega em lutar pelos valores do desporto que ontem referiu, quando via os seus colegas treinadores a serem prejudicados como Benfica, Porto, Braga, etc.

Questiono-me se estando ele assim tão mal, porque não se vai embora! Lá está, ele critica mas alimenta este mercado. Ele, como nós, temos o que merecemos! E vamos continuar a ser coniventes. Pedro Silva, numa competição a sério, ou melhor, num país a sério, não jogava mais este ano! Paulo Bento, mesmo tendo razão ao ser prejudicado, devia fazer trabalho comunitário dizendo aos jovens atletas que se enganou e aquele comportamento não é correcto. Soares Franco só devia poder falar de manhã e dentro das suas construções civis.

1 comentário:

Tiago Viana disse...

Vi todos muito preocupados com o árbitro mas não vi ninguém preocupado com o jogo miserável, com jogadores a agredirem-se constantemente, no qual o Derlei mais uma vez não é punido. Com um jogo que parava a cada 30 segundos. Com um relvado miserável num estádio que não tem competições quase nenhumas, nem treinos.
Sp defendi que temos o que merecemos. Se as pessoas n fossem aos estádios nem pagassem quotas, não comprassem jornais que só falam de fait-divers e de nada importante ou consistente. Feitos por jornaleiros (sim pq n são jornalistas) que bajulam jogadores maus profissionais à espera de qq coisa.
Se fizessem isso tudo mudaria.
Estão falidos, num país em que o Estado os tem financiado de todas as formas possiveis e nada melhora naquilo que é importante, a qualidade do jogo e o comportamento ético.