Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 4 de março de 2009

Gestão Desportiva

No início desta época desportiva, a política desportiva do V. Guimarães causou-me alguma estranheza. Tinham conseguido algo difícil e histórico, o apuramento para a última pré-eliminatória da Liga dos Campeões e deixavam sair alguns dos melhores jogadores: Geromel, vendido ao Colónia por 5 M €, Ghillas para o Oriente, Alan para o rival e mais alguns.

Mais estranho que isso, porque a entrada na Liga dos Campeões dava logo à cabeça mais 5 M € e as outras verbas da Tv e direitos comerciais e o V. Guimarães não investiu racionalmente na equipa. Mais estupefacto fiquei quando o confronto lhes deu um adversário muito acessível como o Basileia da Suíça.

O resultado foi mais ou menos o esperado: derrota na eliminatória com o Basileia, derrota na eliminatória para a UEFA com o Portsmouth e derrocada em derrocada na Liga Portuguesa. Em Janeiro último apostaram em alguns jogadores, mas tudo ou quase tudo estava perdido. Actualmente...estão em 9.º na Liga, sem grandes esperanças de classificação e a pensarem como se passa de um sonho ao abismo.

Desta vez, foram os dirigentes que falharam vários golos à frente da baliza. O avançado não era certamente a Gestão Desportiva.

Sem comentários: