Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 26 de março de 2009

Novo livro do Prof. Jorge Araújo

Ontem fui assistir à apresentação do novo livro do meu amigo Jorge Araújo. Como sempre, a curta mas preciosa intervenção tocou em pontos fulcrais na vida humana, desportiva, política, de treinador, atleta, etc.

A certa altura tem uma daquelas frases que gosto de ouvir: "Ou tu mudas ou alguém te muda".

Depois, um político dizia (e se calhar bem), no desporto os resultados contam muito mais para convencermos alguém a ficar do lado do líder ou treinador. Os atletas vão atrás. Na política a oposição não faz isso. Errado! Em Portugal, não faz isso! Obama é um exemplo de como por baixo se vai ganhando novos aliados nos inimigos.

Depois tocou em diversas questões de treinar e naquela questão de quem é líder, treinador ou tem equipas de trabalho a seu cargo tem de saber necessariamente que 'eles' estão te a ver! Podem não te dizer nada, mas observam o que tu dizes, o que fazes ou as reacções que tens!

Como ouvi da boca dele, os comportamentos são como os vírus, contagiam! Que sejam dos bons...

Sem comentários: