Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cruyff - aquele artigo...

Johann Cruyff, antigo treinador do Barcelona e personagem incontornável no Mundo do futebol, assina uma coluna de opinião do jornal El Periódico da Catalunha. O holandês aproveitou o espaço para dissecar a derrota da equipa de Guardiola no derby frente ao Espanhol, considerando que esta chegou num momento oportuno.

«A derrota do Barcelona no derby chega num bom momento. Se a equipa tirar ilações importantes das suas falhas, o adepto não deve tem medo que não ganhe nada. A equipa continua a ser líder com grande vantagem», começa por lembrar.

O antigo técnico mostra-se, como tal, satisfeito com o desaire. «Estou contente com a derrota do Barcelona no derby. Seguramente, sou o único culé a pensar assim. Pode soar a estranho, mas ter caído no sábado foi perfeito. Pela forma como caiu, pelo momento, pelo adversário e pelo cenário: em casa. Vejam por onde viram, foi uma derrota perfeita. Perfeita, sempre e quando eles se olhem todos ao espelho e vejam o que fizeram mal, que foi muito. Perfeita, porque onde causou directamente estragos foi no orgulho», prossegue.

«O Real Madrid recuperou cinco pontos em duas jornadas. E daí? Duas derrotas na Liga, em 24 jogos. Um descalabro? Uma bênção! São números de campeão. A cada jogo ganho, mais perto estás da próxima derrota. Coloco-me na pele de Guardiola e o 1-2 deveria facilitar o trabalho. No balneário, deve falar com os jogadores. Insistir que nada está ganha. Mesmo que jogues bem sempre, há falhas. Mas se achares a cada dia que és um fenómeno, acabas por esquecer as tuas falhas e baixar a guarda», conclui Cruyff.

Sem comentários: