Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

É clicar onde diz Paulo Bento do lado direito do écran, sffv!

Continuo a achar, que tirando algumas aberrações como aconteceu com o Polga, Paulo Bento é um bom treinador. Não é tacticamente bom, joga mal no banco com as mil entradas do Pereirinha, arranja muito lenha para se queimar, mas tem algo que me encanta.

Para esta época acrescentou o desgaste comunicacional, a (falta) de impacto oral e gestual. Muito mais...que na verdade, confirma a peso que tem para a perfomance das equipas e dos jogadores o comportamento dos seus líderes.

Os jogadores são praticamente os mesmos e o treinador também, o que mudou? A mensagem não chega...Paulo Bento no Porto estaria na frente, no Benfica poderia não fazer o que JJ tem feito, mas andaria lá perto em termos de pontos, em Alvalade...está cheio de jogadores que já tiveram quase mesmo para sair...mas não se foram embora. Quantos Custódios vamos mais ter ali? Que de capitão e promessa, saiu pela porta pequena.

Bem avisei, que nada tinha a opor à qualidade do treinador...mas a mensagem...não chega. Como dizia um assessor de Margaret Tatcher...."Quando falas e não ouvem, é porque não falaste."

3 comentários:

Tiago Viana disse...

Não sei se o Sporting arranjaria melhor no mercado de treinadores actualmente. N sei quem está disponível. Mas começo a achar que o melhor era mm trocar de treinador e a razão é a que invocaste... a mensagem já n passa.
A direcção tb é responsável porque no passado gastou dinheiro em jogadores que só quem n percebe de futebol poderia achar que valem os ordenados que ganhavam.
O caso que sp me fez confusão era o Rochemback.

Rui Gomez disse...

É sem dúvida um bom treinador. Sobretudo tem valores (como o próprio afirma). Gosto do homem mas isto não chega!
Como sportinguista fico menos contente com esta fase menos conseguida da equipa de PB, mas o discurso para aquela "equipa" (grupo ou aglomerado de pessoas) está gasto. O disco já rompeu.
Só vejo duas soluções: Sai PB ou saem meia dúzia de jogadores (que se dizem profissionais. Será que são?).
O mais fácil, como sempre será substituir uma pessoa.
Acrescento que um jogador de elite (qq que seja a modalidade) é um profissional, e tal como em todas as profissões, quem executa diariamente uma tarefa é PROFISSIONAL na sua área. Os trabalhadores(Bons profissionais) suam a camisola. Fazem tudo para atingir o sucesso. Mostram o seu valor. Gostam de ganhar. Acho que aqueles 11 "marmelos" passeiam no campo. Fazem Turismo!
Pergunto: Com tanta oferta de jogadores (mercado futebol; camadas jovens, etc) será que não existem jogadores que tenham "fome" de bola. De mostrar o seu valor. De vingar o seu talento. De jogar num clube como o Sporting?
Como "lagarto" gostava que o PB continuasse, mas que fizesse de uma vez por todas aquilo que muitos não têm coragem para o fazer: LIMPEZA!
Existe o reverso da medalha: Nós Tugas pedimos tudo a curto prazo (quando não é o JÁ!). Não está bem: muda-se o coach!

Grande frase Rui: "Se disseste e não ouviram, é porque não disseste".

Concluo com outra verdade:
"Mudas ou alguém te muda!"

Rui Lança disse...

Bem, comentários bem profundos. A questão do Sporting pode ser também uma fase igual à que o Benfica passou com um 6.º lugar há uns anos.

O problema do Sporting é que não tem a máquina social que o Benfica possui, ou seja, milhões de adeptos e seguidores, uma força incompreensível em toda a comunicação social, um marketing...bem, aguardemos. Vamos ver quantas vezes mais o Bettencourt vai elogiar o Benfica antes de cair.