Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 29 de novembro de 2009

Sporting - Benfica, análise factual ou de factos?

Alguns cenários de análise do resultado Sporting - Benfica, 0-0;

Sporting, 8.º classificado: Menos mal, empatar em casa contra o 2.º classificado com os mesmos pontos que o 1.º, no 2.º jogo do seu novo treinador, pode ser bastante moralizador.

Benfica, 2.º classificado com os mesmos pontos que o 1.º: Mau resultado, pois quem quer ser campeão não pode perder pontos com equipas que estão nesses lugares.

__________


Sporting, candidato ao título a 11 pontos dos dois primeiros classificados, num jogo contra um deles: Péssimo resultado, pois teria de começar claramente a recuperação ganhando 3 pontos directamente a um dos seus adversários directos e primeiros classificados.


Benfica, jogando em casa de um dos candidatos ao título a 11 pontos: Mau resultado, ganhar seria sempre melhor, mas tem o ponto negativo de possivelmente deixar fugir o Braga e ver o Porto aproximar-se, mas não deixa o Sporting recuperar.
_________

Sporting, 2.º jogo do novo treinador, derbie e a precisar de um balão de oxigénio: Menos mal, podia ser melhor, a vitória daria grande moral, mas a derrota deitaria possivelmente todo e qualquer cenário positivo pelo cano abaixo. O empate pode ter um efeito agregador e positivo ou estilo fogo-de-artifício...temporário apenas.

Benfica, vindo de uma derrota e de exibições menos conseguidas: Não queria claramente perder, parece-me que foi assumidamente o 1.º objectivo. Ganhar seria o ideal, à falta de certezas, não perder daria para beliscar o adversário e não assumir as duas possíveis derrotas.

Conferências de imprensa:

Carlos Carvalhal, quis assumir que se trata de um resultado que contribuirá para a recuperação, não querendo abordar qualquer discurso se ficou ou não fora da corrida. Parece-me que assumiu na conferência perante algumas questões o seu estilo de liderança: consensual. Não é bom nem mau, tem contextos apenas.


Dois próximos jogos, Setúbal fora e Leiria em casa, se conseguir 6 pontos, considero que começará a recuperação até em termos anímicos.

Jorge Jesus, se estava chateado com o resultado não pareceu. Pareceu mais querer dizer que o Sporting estava fora da corrida do que propriamente explicar a exibição menos conseguida, tendo já 4.ª feira outro teste difícil.

Se não perderem pontos até à recepção do Porto (Académica em casa e Olhanense fora), pode ser que a sustentabilidade da equipa se mantenha.

Análise futura considerando os '4' candidatos:

Sporting, recebeu dois deles em casa e jogou nas Antas, conseguiu 1 ponto em 9 possíveis.

Porto, falta ir à Luz, conseguiu 3 em 6 pontos, e jogará na 1.ª volta fora duas vezes e uma no Dragão.

Benfica, 1 em 6 pontos possíveis, e falta receber o Porto. Dos 3 jogos contra os candidatos, jogará 2 vezes fora e apenas 1 em casa.

Braga, 9 em 9 (!), jogou duas vezes em casa e fora contra o Sporting.

3 comentários:

Tiago Viana disse...

Pessoalmente acho q foi um mau resultado.
Apesar de tudo pareceu-me que o Benfica jogou melhor que o Sporting e não fôra a falta de calma no último passe e remate e facilmente tinha ganho o jogo.
Mesmo se o Sporting tivesse marcado.

Rui Lança disse...

Mau tendo em conta o antes, bom tendo em conta o presente e a ver vamos o futuro. Para JJ perder em Alvalade era deitar quase tudo a perder.

Vamos ver como se comportam com o Porto À perna e ver o Braga fugir mais uma vez. O Benfica não aguenta mais que uma jornada com os mesmos pontos que o Braga.

Anónimo disse...

Caro Rui, esqueceste-te de referir outro cenário: O Benfica jogou mansinho, deixou os lagartos ganharem um pontinho,assim foi magnânimo e misericordioso e deixou-os mais uma semana com o nariz à tona!!!

Ângelo Medeiros