Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os processos de equipa

A convite de um amigo treinador, ontem tive mais uma experiência a trabalhar com uma equipa desportiva para de alguma forma trabalhar e sensibilizar para isso da...Inteligência Colectiva ou um termo mais científico, team cognition.

Curioso que uma grande fatia dos jogadores assume que a parte técnica (podendo dividir o jogador na parte física, técnica, táctica e comportamental) é a que faz a diferença, ou onde muito consuma no resultado final dos jogadores.

Por formação e experiência de trabalho com equipas multi-disciplinares, desportivas e multi-culturais também, a parte comportamental de cada jogador, que o diferencia por um lado de todos os outros que correm, se esforçam, ouvem as palestras do treinador, é na minha opinião o tal condimento que num processo de grupo faz com que 1+1 seja mais (ou menos) que 2!

Aquela velha frase que o resultado final deve ser maior que a soma de todas as partes/jogadores, mas que ouvimos e não sabemos bem o que retirar de lá! Estilo...and what next?!

Uma equipa deve ter acima de tudo:

Boa comunicação (frontal, escuta activa e assertividade)
Objectivos comuns
Alinhamento e Envolvimento
Tarefas bem definidas
Compromisso
Liderança
Individual inserido no Grupo
Etc...
Curioso também verificar como facilmente cometemos os erros que aparentemente são de bom senso, mas que o facto de não os treinarmos tornam quer os atletas quer os treinadores menos hábeis para comunicar, escutar os outros, filtrar e processar a informação que interessa para tomar uma ou mais decisões muitas das vezes em décimas de segundo.
Como dizia alguém que muito estimo...não há treinar bem e não ganhar, ou seja, sendo o treino o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das capacidades e competências para aquilo que 'suposta e possivelmente' iremos encontrar na competição, o treino resulta se de facto treinarmos para aquilo que efectivamente vamos defrontar. Dado que não 'jogamos' sozinhos...o resultado final é a soma dos contributos individuais mais os tais processos!

4 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Boas noites!

Mais uma vez, um post importante e actual.

Na cadeira de projecto onde estou inserido, um dos temas de estudo é exactamente o team cognition.

Ainda estamos no começo e sei muito pouco sobre o assunto.

Este post foi uma pequena abordagem e vai haver seguimento?

Continuo ansioso por o tal post sobre a Liderança e a relação que tem com aquele tema de o treinador ter vencimentos inferiores aos jogadores.

Abraço

Rui Lança disse...

Onde estudas? E em quê? Posso deixar-te alguns artigos e sites onde ir buscar coisas desta temática.

Dennis Bergkamp disse...

Pelos vistos temos um ponto comum, que é o Prof Luís Vilar.

Estudo Treino Desportivo na Lusófona, no campo grande.

Informação para aprender mais é sempre bem vinda =)

Rui Lança disse...

Bem, se o teu Prof é o Vilar estás muito bem servido. Não faltará muito para ser uma referência em Portugal nestas áreas e outras, não tenho gds dúvidas! Bom amigo tb!

Vou ver como posso colar aqui alguma informação da net sobre isto.