Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Directores de Futebol, a opinião de Manuel Cajuda

Manuel Cajuda escreve numa das suas crónicas semanais no DN o seguinte:

"O futebol pode ser um veneno, quando a autoridade dos treinadores é mal administrada e incompreendida. Especialmente aqueles que gostam de exibir a sua autoridade sobre os treinadores, na construção dos plantéis e na junção dos jogadores no onze inicial.
Sem carteira profissional, sem prática conhecida no futebol, alguns dirigentes recorrem à sua intuição, por um lado, e afirmação por outro, para tentarem imopr as suas ideias. E o veneno é ainda maior quando os presidentes de clubes são mal aconselhados opr figuras secundárias na ordem hierárquica estabelecida e se deixam influenciar por esse perigoso aconselhamento."

E por aí continua. Entrevista que aconselho, não porque acho que ele tenha 100 % de razão, mas sim, porque para além de tocar em certos pontos curiosos, é sem qualquer dúvida, um pensamento que deve ser transversal a muitos dos treinadores. Claro que isto deve ser também uma indirecta para muita gente de Guimarães...

3 comentários:

Anónimo disse...

É claramente um indirecta, não só para os Vitorianos, mas também para muitos outros dirigentes do nosso futebol, que não são poucos.

Apesar de simpatizar bastante com o Cajuda, por todo o seu percurso e, claro, por ser natutal da mesma cidade que eu.

Gostava mais de o ver, ou ouvir falar sobre estes assuntos quando cá estava e, não agora que voltou a emigrar.

André

http://apenasesofutebol.blogs.sapo.pt/

Rui Lança disse...

Caro André,

Como gestor desportivo formado precisamente em Gestão do Desporto quer em licenciatura quer em mestrado defendo que num contexto correcto os gestores desportivos têm a sua razão de existir no Futebol. Não neste contexto portuga de 'chico-esperto' em que não existe concorrência mas apenas inimigos.

Alguns clubes, Sporting e Porto e aos poucos o Benfica, começamos a ver pessoas com formação nestas áreas em cargos e em projectos nestes clubes ou federações.

O problema é que depois lhes falta experiência...e aí são comidos por todo o lado. Mas é um 'mal' que é transversal ao futebol e a outros mercados portugueses.

Anónimo disse...

Vejam a capa de Hoje do Jornal A Bolha. Acreditem k se vão mijar tds de tanto rir lol