Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 6 de setembro de 2009

O que ainda resta da Selecção de Portugal


Ontem estava mesmo com fé. Achei que por momentos aquele potencial se iria juntar, alinhar e conseguir um enquadramento em que as energias iriam lutar para o mesmo lado.

A verdade é que a Selecção na 1.ª parte, a partir dos 15 a 20', assumiu aquilo por completo. Foi Raul Meireles aos 2', Simão por duas vezes, Ronaldo com 2 lances, e mais algumas oportunidades. A Dinamarca, penso eu, que durante todo o jogo acertou 1 vez na baliza, mas chegou. Duda não chega, é...mediano, e Bruno Alves ontem perdeu quase todos, se não mesmo todos, os lances com o avançado do Arsenal. Pumba...lá dentro. A Selecção fazia talvez o seu melhor jogo desde do Portugal-Dinamarca e a 4 minutos do intervalo sofria um daqueles golos morais.

Queiroz decidiu alterar algumas coisas para a 2.ª parte. Entrou Liedson - custa-me perceber que quase todos os Sportinguistas, apenas por ele ser 'verde' estejam de acordo com esta chamada à selecção, mas já lá volto - a selecção perdeu as bolas a meio-campo e demorou uns 20' a perceber que tinha de ser quase jogo directo nas alas, não haver muito tempo a perder a meio-campo. Liedson entra mal, leva um cartão amarelo e falha um golo escandaloso. A partir dos 65 a 70' a Selecção teve inúmeras oportunidades, mais do que muitas. Sai Simão (erro de Queiróz) e Liedson começa a aparecer e marca o tal golo que merecíamos...aliás, merecíamos a meu ver ontem, apenas a vitória, mas pronto.

Falhamos a qualificação e o empate de ontem é mau por dois ados. Não iremos ao Mundial mas ainda chega para que num país católico se continue a acreditar em milagres. O tal...que não faz nem deixa fazer.

Liedson é convocado para 4 jogos. No próximo grande evento de 2012 na Polónia e Ucrânia terá 35 anos. Será convocado? Nisto tenho de dar o braço a torcer. Vi quase todos os portistas contra a chamada de Deco à Selecção. Nisto de Liedson...apenas Luis Freitas Lobo da comunicação social (a sério) se assumiu sempre. A selecção precisa urgentemente de encontrar 3 posições chave: guarda-de-redes, defesa esquerdo e avançado.

Para finalizar, dizer que África do Sul não irá receber um dos melhores defesas direitos do mundo, dois grandes centrais, bons extremos e aquele que dizem ser o melhor jogador do mundo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom post. A questão do Liedson é discutivel...se bem que os números não enganam, se falharmos o apuramento ele deixará de servir já. Pois há o Hugo Almeido, o Sá do Porto e outros irão aparecer.

o lado do futebol disse...

deixo aqui o link do meu blog para trocar-mos para os dois blog´s terem hiperligação um do outro.

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

agradecia que me respondesse no blog.

abraço

Peter disse...

Milagres? Só se o Rui Patricio for titular e resolver ir lá marcar um golo de cabeça... Eu apostava na naturalização do William do Paços de Ferreira para o Mundial 2012.

Brasil Empreende disse...

Ola. Estou passando para convidar para conferir a postagem: “O número 1 da Seleção Brasileira” Estamos realizando, também, três enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Tiago Viana disse...

A minha opinião mantem-se a mesma.
Qq selecção deve ter apenas nascidos ou pelo menos jogadores que vieram viver para o país até aos 12 anos. Ainda nem sabiam se viriam a ser jogadores de futebol profissionalmente.
Não é nada de importante para o país. A Selecção não é um clube.
A chamada de Liedson é um erro e abre um precedente mt perigoso.
O tempo dará razão a quem defende este princípio. E não serão décadas para constactar isso.
Daqui a 10 anos falamos.