Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Strokes aos nossos atletas

O stroke é um sinal de feedback que se dá a uma pessoa, a um atleta, jogador, etc. A verdade é que cada vez mais existem queixas dos líderes, também de equipas, darem pouco feedback, especialmente o positivo.

O que é isso de um stroke? É um sinal de reconhecimeno incondicional sobre alguém, se for dado de forma construtiva. Para um jogador, com maior ou menor necessidade, os strokes são como as necessidades básicas, tão importantes para um atleta como o sistema de treino. O treinador está a dizer ao jogador que "ele existe". Não o podemos guardar só para quando as coisas correm bem ou mal, é sempre vital dá-los. Adaptá-los aos contextos, mas dar strokes aos atletas.

Nestes comportamentos, o treinador tem de dominar a ferramenta da comunicação, saber escutar, observar, verificar o input que o atleta reconheceu. O treinador tem claramente de perceber os quadros de referência dos atletas...não são todos iguais...se queremos tratar todos da mesma forma, mais tarde perderemos algum.

Para os treinadores é preciso saber dar, receber também, pois existem diversos strokes positivos e negativos por parte dos jogadores. É preciso também pedir e recusar por vezes. Não é fácil.

A importância de strokes para a motivação individual é de reforçar a auto-estima, dar confiança. assegurar que o atleta está no comportamento desejado, premiar o esforço e promover a mudança, a melhoria.

Para o colectivo, os strokes criam modelos, incentivam ao desenvolvimento de competências semelhantes em outros, passam uma mensagem de justiça, de qualidade evidenciada.

Sem comentários: