Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 8 de novembro de 2008

O que é isso de uma equipa autónoma?

Qualquer treinador tem o seu ego! Fala-se muito do ego dos jogadores, da sua identidade, forma de estar, esquecendo-se por vezes o treinador. Conforme o estilo de liderança mais utilizado pelo treinador, tal como um chefe, vemos treinadores mais centralizadores, mais dirigistas, mais democráticos, concensuais, visionários, coachers, etc.

Faz parte do papel de um treinador deixar obra feita no sentido de tornar o seu jogador mais autónomo? E o que é isso de autonomia de um jogador? Bem, diria que é capacitar o jogador a pensar por si, a não estar dependente a 100 % do treinador e em situações de pressão e tomada de decisão, saber pensar por si! Até porque...quem joga são os jogadores e não os treinadores!

Porque passos passa é independência? Autonomia é igual a independência? Ou é interdependência? As equipas passam geralmente por quatro fases na conquista de uma autonomia que lhes possibilita encarar os desafios e os objectivos de uma forma 'culturalmente' comum.

Fase 1 - Dependência (do treinador)
Fase 2 - Contra-dependência (tentativa de mostrar que não precisam do treinador)

Fase 3 - Independência (as coisas saiem bem, mas não existe um compromisso comum a 100 % entre todos os intervenientes nos processos)

Fase 4 - Interdependência (implementação de uma relação de paridade entre todos - jogadores e equipa técnica - que conduza à responsabilização individual fazendo parte de uma abordagem sistémica...que todos dependem e condicionam).

Sem comentários: