Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Inteligência colectiva no...desporto

Nalgumas conversa que tenho tido com treinadores das mais diversas modalidades, principalmente colectivas, questiono sobre o papel dos jogadores e equipa na construção das regras do conjunto. E dos valores porque se regem. E dos objectivos. Pergunto se estão alinhados.

Bem sabem que nas empresas é, ou melhor, deveria ser assim. Será que no desporto também dá? Estarão os treinadores preparados para escutar e levar em linha de conta as opiniões dos seus jogadores para o regulamento interno do clube? E da equipa? Os objectivos deles...são os mesmos que os dos treinadores só porque estes impõem?


"Os jogadores estão sempre dispostos a enfrentar os maiores desafios, desde que esses sejam os seus desafios" disse Wyane Smith, treinador dos All-Blacks. Será que os treinadores vão nisto? Para uma melhor sinergia entre todos, devemos:

- co-responsabilizar todos na construção da visão da equipa, podendo mesmo ser com pesos difrentes, mas todos devem sentir aquilo também deles;

- gerir o processo...umas vezes deixar andar, outras insistir mais, facilitar a participação;

- existir um alinhamento entre tudo o que é decidido, existir coerência;

- acompanhar o processo e os conteúdos;

- favorecer o empowerment...não basta perguntar, é preciso escutar e perceber os sinais, nem que seja o silêncio.

Sem comentários: