Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Em 28 de Dezembro de 2009 escrevi isto...

"Observamos as equipas desportivas que apresentam excelentes resultados desportivos e o que constatamos? Utilizamos o último caso de enorme sucesso, e constatamos que o Barcelona em futebol, vence, convence, supera os seus desafios, dificuldades e adversários, bate recordes e quando ouvimos os comentadores e treinadores a falar do seu sucesso, conclui-se que a magnífica equipa baseia os seus processos nas competências técnicas básicas do jogo de futebol para além da qualidade que os seus elementos individuais possuem:
- Passe, recepção, desmarcação, entreajuda, alinhados num objectivo, dedicação ao clube e empenhados." aqui.


Uns dias após a vitória de Espanha no Campeonato do Mundo de Futebol...somos tentados a concluir que os pressupostos são os mesmos: Espanha vence porque faz com um nível de excelência o que de mais básico a modalidade possui ao nível do jogo:

- Passe, recepção, desmarcação, entreajuda, alinhados num objectivo, dedicação a uma causa e empenhados.

Passado alguns meses, não fui advinho, apenas confirmei aquilo que incuto no dia-a-dia em projectos quer desportivos quer profissionais...o que sustenta algo são as competências de base. Quer a jogar quer a conviver.

2 comentários:

Tiago Viana disse...

Nós em Portugal gostamos de pensar que ter um conjunto de jogadores que são muito habilidosos com a bola é suficiente para vencer. Se assim fosse aqueles malabaristas dos concursos eram os melhores do mundo. Muitos nem sequer jogam futebol.
A essência de qualquer jogo colectivo com bola é saber passar e receber e ocupar determinado espaço nos tempos devidos . Sem isso é impossível jogar. Pode-se ganhar um jogo sem nunca fintar um adversário.
Espanha não tem um único malabarista já repararam? E é campeã europeia e mundial.
Parabéns pelo artigo.

Ana disse...

Competências de base! Aquelas que se começam a adquirir a partir da infância e que se tornam os pilares que sustentam todas as acções do ser humano. No caso específico do futebol, também não se pode reduzir as competências de base unicamente a competências técnicas e físicas de cada jogador. Há as competências sociais e pessoais que, mesmo que pouco valorizadas, fazem a grande diferença em momentos de decisão. E por isso, se queremos ser fortes no futuro, teremos de começar a trabalhar nas bases.

Parabéns pelas questões que levanta!