Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dois minutos de impacto

Aprender a fazer é de facto uma arma poderosa. Experienciar, reflectir, errar, são ferramentas que fazem a diferença.
O treino, misturado ou inserido na formação (ou a formação inserida no treino?) deve ser algo constante na grande maioria dos actos profissionais e não só, que queremos realizar.

Contudo não basta experimentar para que se presuma que a aprendizagem está a ser realizada à base da experiência ou do processo. A experiência é apenas uma das partes do processo de facilitação, mas os treinos assumem que se incluirmos activamente as pessoas no processo aumentamos a possibilidade de aprendizagem. Quando afirmo que aumenta a possibilidade, um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso é a própria pessoa que terá de realizar uma reflexão e retirar as suas conclusões.



Experiência + Reflexão = Aprender


Este processo define-se como ‘aprendizagem experimental ou experiencial’. Uma das maiores vantagens deste processo é que os participantes aprendem muito através do seu processo de reflexão e concluem que têm de fazer parte do todo sendo também eles responsáveis pelo resultado final.

E o porquê de dois minutos? Um dos melhores treinos é ter de em dois minutos tentar dizer algo a uma pessoa, muitas vezes e sempre com pessoas diferentes e de forma seguida, sem pausa. O discurso é aperfeiçoado de forma 'automática' e o enfoque é esclarecedor de como se aprende rapidamente através do (não) impacto que se possa vir a (não) conseguir.

O impacto comunicacional através do aproximar da pessoa, adaptar a mensagem, a empatia, assertividade é fulcral nos dias de hoje (alguém ainda duvida disto? e que sempre o foi?)!

4 comentários:

MBUintelligence disse...

Excelente Rui.
Parabéns.

Rui Gomez disse...

Fantástico!
Quando tiver oportunidade vou experimentar! ;)
Grande abraço Coach! ;)

Rui Lança disse...

Obrigado Ricardo e Rui...vcs sabem como fazer bem ao ego de uma pessoa :)

Abraços!

Tiago Viana disse...

Um dia vou ver uma formação tua.
A sorte é que vou sempre tendo feed-back pessoalmente :)
Abraço