Definir Equipas, Motivação ou Liderança não é fácil. São palavras 'enormes', que constam em princípios simples, mas desvirtuados e complicados por organizações com 'fome' de entropia.
Como se motiva alguém? Não existem muitas receitas, talvez mais ferramentas, mas é certo que é preciso colocarmo-nos na pele de quem queremos motivar. Saber o que essa pessoa quer, onde quer estar, o que quer fazer, quais os seus objectivos pessoais vs profissionais, etc. O que motiva as pessoas varia desde do €, boa chefia, contexto das suas tarefas e organização, equipa, etc.
O que são equipas? Podemos dar exemplos e diagnosticar alguns tópicos fulcrais:
. reconhecimento e justiça;
. envolvimento e alinhamento;
. comunicação eficiente/escuta activa;
. respeito e responsabilidade;
. dedicação e esforço;
. objectivos exequíveis mas aliciantes e assumidos por todos;
. competências e empenho;
. etc.
Certo que as boas equipas, quer sejam temporais ou prolongadas, possuem estas características e outras mais. Liderança...bem, dizem os estudos que há 6 estilos! Que não há líderes certos, nem estilos melhores. Há contextos que apregoam mais um estilo e um tipo de líder que outros. Concordo. Acho que se deve falar não só em aprender a liderar mas a ser liderado! Pode ser que faça carreira por aqui.
O que sei e gosto, é deste simples ABC da motivação:
. Antecedents, Behaviour and Consequences.
Sem consequências os comportamentos não se alteram. Quer sejam consequências individuais ou grupais, quer seja o reconhecimento ou a distinção. Não se motivam pessoas para alterar atitudes e comportamentos para ficarmos na mesma. Sem objectivos que incluam as pessoas, estas não...adoptam as missões.
Espero que não seja o único a pensar assim.
1 comentário:
Muitas questões e muito pertinentes.
Gosto especialmente da do ser liderado.
Por vezes dá-me a sensação que em Portugal, ninguém quer ou gosta de ser liderado, seja por não ter uma boa liderança (a maioria dos casos) seja por achar que ser liderado é sinónimo de menos valor.
Não sei a tua opinião sobre isso, Embora eu não seja uma pessoa da área, acho que na minha profissão acabo por também liderar, embora num ambiente diferente, até porque no fundo é isso que pretendem de mim.
Enviar um comentário