Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Como escrever liberdade?

Talvez pelo ambiente dos amigos desportistas e de viver a uns minutos da FMH, sempre soube que era ali que queria estudar. A minha formação académica foi duas vezes na área desportiva.

Pelo bichinho do jornalismo, vai-se lá bem saber o porquê, queria ser jornalista, cronista em jornais e revistas, escrever sobre desporto. Saíram livros em vez dos jornais. Só quem lá trabalha, sabe...a dificuldade que é entrar. E lá fui eu estudar no antigo (parece que fechou) Cenjor.

Continuei a tentar! Mais uns livros...mas nada de crónicas. Se calhar...os blogues são uma espécie de espaço onde todos os que com a liberdade que permite, escrevem sobre o que lhes apetece, umas vezes bem outras nem por isso, umas com justiça, outras sem isso.

Sempre tive dificuldades em perceber o 'blackout'. Para o que servia e quem ficava mais prejudicado...se o clube, se a imprensa ou nós, os adeptos! Por ter tido experiências de trabalho em quase duas dezenas de países, a grande maioria com índices de liberdade na imprensa maior que Portugal, fico perplexo com a facilidade que um campeão português, neste caso de futebol, faz um blackout e ao que tudo indica, não desmentindo o que o jornal diz, mas porque acha que não foi tratado como considera merecer.

Fica-se com a impressão que...há rabo escondido por ali. Ficou-se a pensar no excelente fair-play de Jesualdo Ferreira após o dito jogo ao dizer que nada se passava nos túneis e que ali, na casa que já tinha sido sua, tudo estava tranquilo. Podem ser estórias, é verdade. Mas se não forem, haverá a mesma coragem que existiu nos casos Casa Pia, BCP, e tantos outros. Como se pode culpar qualquer órgão de disciplina de qualquer organização desportiva, quando o Estado não pune os muito ricos que roubam aos pobres?

Esperemos para o bem do desporto, que quer o Porto quer o jornal 'A Bola'...estejam menos certos das suas acções.

6 comentários:

Jotas disse...

Excelente abordagem de alguém que me parece ter alguma autoridade moral para falar sobre este assunto, fruto da sua formação e ambições.

m. lopes disse...

Muito Obrigado Rui pelas tuas palavras de incentivo!

Já agora deixo aqui o apelo aos visitantes do teu excelente blog que visitem o "Gritos do Desporto"!

Abraço

Rui Lança disse...

Obrigado pelos comentários e a ver vamos, se conseguimos alterar algo no 'nosso' desporto.

Cumps,

Rui Gomez disse...

Excelente post!
Sem dúvida que os Tugas necessitam de um "choque cultural" ou "revolução cultural"... Só assim o DESPORTO (desporto, não apenas futebol) será encarado com respeito e credibilidade.
Aproveito a oportunidade para divulgar os últimos post's sobre a temática de desenvolvimento e politica desportiva no blog: http://colectividadedesportiva.blogspot.com/
Excelentes abordagens sobre o DESPORTO num todo (gestão, economia, formação,...)
Grande Rui, um abraço e um 2010 repleto de sucesso!

Tiago Viana disse...

Onde é que eu já ouvi isto do blackout?...
Ah! Foi o Pinto da Costa... Quando? Sempre que se passa algo que não lhe convém.
Novidade? Nenhuma. Surpresa? Nenhuma!
O que vai sair daqui? Nada!
São apenas fait-divers para o Tuga da bola.
Os portugueses (poucos diga-se) que gostam e percebem do fenómeno desportivo, não querem saber destas manobras.
Felizmente alguns deles vão escrevendo em blogs como este.
Não chegam à comunicação social porque isso também não interessa aos media. A maioria da população nem ia entender o que eles escreviam.
Felizmente a blogosfera dá-nos esta oportunidade.

Rui Lança disse...

Por acaso isso seria interessante, verificar qual o impacto que os blogs e a blogsfera assume na opinião das pessoas.