Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Paulo Bento a (não) comunicar?

Admito que gosto do Paulo Bento. O gostar não significa que lhe reconheça maior ou menor capacidade técnica, no seu conjunto. Gosto...contém algo genuíno, português É um misto de várias personalidades. Até um pouco de Jerónimo de Sousa, em que as pessoas percebem o que diz, que é empático com uma grande maioria das pessoas que o escutam. Defende os seus jogadores, competência que lhe fica bem sendo ele um líder. Tem uma forma de comunicar que não deixa grandes dúvidas, é claro e muito concreto.

Em tudo isto, denota-se no entanto pelo menos uma falha...e não falo das suas opções técnicas, se o Polga devia jogar menos, se o Grimi após 7 meses sem jogar deveria ou não ser titular, não abordo o conteúdo, apenas o processo. E aqui, as atitudes como as do último Sábado não abonam a favor daquilo que realmente interessa, a equipa. A sua equipa. A minha dúvida é saber se aquilo para o qual um treinador trabalha, a criação dos tais processos de grupo, inteligência colectiva e a soma ser de facto algo superior ao 1+1 etc...sai favorecida com atitudes como aquelas.

É certo que à primeira imagem, poder-se-á pensar que Paulo Bento defende a sua equipa de situações que ele considera injustas. Fica-lhe bem. Ou melhor, ficaria se aquela ‘defesa’ não trouxesse mais prejuízos do que mais valias. A verdadeira questão e a implícita é saber se a equipa ganha com aquela forma de demonstrar o seu desacordo.

Se o facto de ficar sem o seu timoneiro durante alguns jogos a favorece. Se possui identidade e autonomia suficiente para saber lidar com as dificuldades sem ter o seu elo orientador no banco. Será que os jogadores se esforçarão mais pensando que o treinador defendeu a equipa a justificar-se dos erros de arbitragem? Ou terão em linha de conta que ele defendeu, mas não da melhor forma, pois a equipa não sai de um jogo perdido com os 3 pontos por Paulo Bento ter discutido a torto e a direito e ainda por cima, não estará lá?

Termino como comecei, gosto de Paulo Bento. Mas acho que o impacto comunicacional está claramente a falhar esta época. Algo mudou. Os jogadores cresceram? Têm outras prioridades? O grupo não concorda que a opção x ou y é melhor? Bem, o que se observa de fora é que os processos de grupo falham, apesar dos elementos serem praticamente os mesmos. E uma última questão: se nos outros clubes perante estas situações se vê um director desportivo, presidente, assessor, etc., porque raio no Sporting continua o Paulo Bento a fazer de treinador, director desportivo, agente de jogadores, assessor de imprensa, e quase presidente?

4 comentários:

Rui Gomez disse...

Sem dúvida o "O faz tudo!"
Pena o meu SCP não mostrar mais. Com o mérito de formar jovens e ser a melhor escola... Só por apostar nas camadas jovens, a equipa deveria mostrar mais... mas!!! Melhores dias virão. Ou não!

Anónimo disse...

Cria os jogadores mas deixa-os sair antes do tempo...e depois vende mais barato.

Anónimo disse...

Excelente artigo, captando bem as situações. Bom blog

Anónimo disse...

Bem...a novela irá continuar, embora eu ache que esta pausa é boa. Vão recuperar uns pontos, mas dez sobre o Braga já são muitos...principalmente pk já jogaram contra eles.