Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 23 de agosto de 2009

Guimarães, Portugal e o Mundo

As pessoas que vivem em Guimarães, cidade que muito estimo, considero ser linda bem como as suas gentes, consideram que são diferentes do resto dos portugueses. São mais portugueses, talvez. Bem...o facto de 'termos' começado lá deve dar algum sentimento que, pessoalmente, não consigo captar.

Isto deve dar-lhes alguma liberdade para que num jogo chamado Futebol, possam por vezes dar uns pontapés em tudo o que mexe. Hoje, aconteceu mais um episódio que tem sempre o seu apogeu quando recebem os chamados grandes...que é ganhar a mal ou a mal. O Flávio Meireles, se aquilo não fosse Futebol mas sim uma guerra, deveria ser um trol qualquer, o que ia à frente. Como aquilo é Futebol, mas ele ainda não percebeu, faz o mesmo. Hoje, vá lá, um senhor árbitro lá o decidiu mandar mais cedo...tomar banho? Duvido...na guerra, não há tempo para isso. Outros incidentes que gostei do jogo de hoje foram os seguintes:
- Cardozo ia fazendo com que fossem 4 os pontos perdidos por causa de pontapés não convertidos de grande penalidade...será que Jorge Jesus viu isso?
- JJ tirou Saviola e colocou...alguém?
- Fábio Coentrão, depois da assistência para Weldon contra o Marítimo, faz novamente o cruzamento para Ramires (vai valer ouro...alguém no Benfica que não tenha já a intenção de o vender em Dezembro só para dizer que fez 2 ou 3 M € com ele?).
- Assis, bom jogador, mas sempre com a noção que é ele e mais 10, aliás...eu acho que ele pensa que foi ele que deu o título ao Benfica de Trap.
- Douglas...tem tanto espírito de fair-play ao pontapear a bola contra a sua baliza só para acertar no Aimar como tinha o Prof. Nelo Vingada nas suas aulas do ISEF ou Liceu de Oeiras sobre as normas do treinador e fair-play, já estava com saudades disso.

Enfim, chegamos a Portugal! Naide Gomes 'só' conseguiu o 4.º lugar. Não levo nada a mal isso, nem poderia levar. Levo sim, como observador apenas, o discurso de coitadinha. Será que não podemos olhar para outros exemplos e copiá-los?

Os adeptos do Sporting são...engraçados, enfim, iguais a mim ou a todos os outros. Até à eliminatória contra o Twente, os jogos da pré-época não davam título...nem nada. Depois...passaram à rasca e vieram logo alguns perguntar porque apenas 3 jogos de pré-época, que seriam poucos para treinar a equipa. Surge o 1-1 do Nacional...parece que o resultado foi bem melhor que a exibição. Fiorentina, bela exibição e azar e arbitragem condicionante...e afinal, jogos para quê? Derrota em casa com o Braga e já querem mandar o Paulo Bento embora? Então e o Ferguson? Sempre disse que Paulo Bento não devia ter ficado mais um ano lá...não tinha nada de novo para dar, devia ter arriscado ir para outro Campeonato ou para o Porto.

Mundo...por que tudo se resume ao ego e umbigo do Mourinho, hoje que ele tinha encetado uma guerra com Spaletti...empatou em casa contra o modesto Bari. Esperem, tenho outra notícia do Mundo. Curioso o que se passa aqui em Espanha. Começa a ser normal duas equipas de Itália irem disputar a final da SuperTaça a outro País. Hoje, em Espanha, temos duas equipas 'Não Espanholas' a disputar a SuperTaça Espanhola...

2 comentários:

Peter disse...

Gostei da análise aos jogadores do Guimarães - Benfica, com excepção do Assis... Dr.Rui Lança, o Nuno Assis é provavelmente o pior jogador da história do Benfica, isto porque tem a mania que é bom quando não vale nada!

Rui Lança disse...

Assis agora no Portsmouth vai ser a bombar!