Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 18 de maio de 2013

Motivação, prémios, indíviduo e equipa

Artigo interessante aqui.

Com vários exemplos, percorre o processo motivacional. Como se deve premiar, quem o deve ser e quem o deve realizar. As consequências nefastas de um mau processo motivacional por não conseguir diferenciar a questão individual da colectiva e quem deve ser de facto premiado / motivado.

Destacaria este parágrafo:

"Com efeito, é amplamente reconhecida a influência das equipas de trabalho no alto desempenho, ou o modo como um clima nefasto de equipa pode constituir um obstáculo sério à produtividade. Ora, é exatamente aqui que o sistema de prémios falha mais flagrantemente pois, ao premiar o indivíduo e não a equipa, destrói o núcleo que melhor permitiria responder aos objetivos de produtividade da empresa."

2 comentários:

curtos instantes disse...

«Digam-lhes a verdade! Eles sabê-la-ão de qualquer forma.» Gostei particularmente desta frase de Bob Galvin, fundador da Motorola.
Muito interessante o artigo.
A mudança de paradigma leva sempre tempo e defendo prémios de desempenho individuais, distinguindo as pessoas, sempre ligados às equipas e aos seus resultados.
Mas sim, é um tema muito apelativo, merecedor de mais reflexão.

Rui Lança disse...

Obrigado! Temos aqui muitas parecenças no que escrevemos e como o fazemos. Parabéns mais uma vez pelo seu blog!