Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

A sinfonia entre as pessoas

A sinfonia entre as pessoas é a qualidade de reunir diferentes peças. Ver as relações entre domínios aparentemente diferentes, de sintetizar mais do que analisar, de detectar padrões alargados mais do que encontrar respostas específicas e criar algo novo combinando elementos que ninguém se lembrou antes de juntar (Pink, 2006).

Como empresários, líderes ou treinadores, esta é uma excelente competência, porque é favorável a escutar e preocupar-se com a floresta inteira e não apenas com uma árvore, ou a escutar toda a orquestra e não apenas um elemento.

A junção destes elementos e a capacidade - na minha opinião - de conseguir antecipar o impacto de cada acção individual no resultado de todos, dá-nos a melhor das ferramentas nas equipas: tomar sempre decisões individuais ou colectivas, conseguindo perceber que a complexidade dessa decisão trará sempre consequências para lá da simples decisão do momento. 

O que consegue antecipar e ao mesmo tempo ver para lá da decisão que toma, mede e afere muito melhor qualquer tomada de decisão. A juntar o tempo que demora a tomar e o n.º de elementos que consegue avaliar durante a sua tomada de decisão! 

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Foi me sugerido o seu blog por uma amiga e gostei imenso das várias exposições que aqui faz.
Concordo em pleno, alias pratico-as no dia a dia.
No entanto parece-me que apenas está direccionado para a via profissional. Eu entendo que todas as soft skills que são fundamentais na vida profissional devem ser também utilizadas na vida pessoal: assertividade, feedback, transparencia, integridade, team work, coragem, tomada de decisão, etc.
Parabéns

BS

Rui Lança disse...

Muito Obrigado pelo seu comentário. Eu até acho que quase tudo está muito próximo, quer a parte profissional quer a parte pessoal.

Não estou...estou direccionado para a via das relações interpessoais. Que acontecem em todo o lado. Casa, sociedade, trabalho, etc.

Obrigado. Parabéns a si pelo comentário!

Anónimo disse...

Optimo estarmos em sintonia.
Porque nem sempre as pessos têm a capacidade de praticar de igual modo as suas skills em todas as vertentes.
Obrigada.

BS

Rui Lança disse...

Sugestão: de nem sempre....para quase sempre as pessoas não conseguem ter o mesmo alinhamento e utilização das suas softskills em diferentes contextos.

BITTERSWEET disse...

Obrigada pela sua resposta que calculo decorra da sua experiencia e conhecimento da matéria, e que naturalmente respeito.
No entanto, constato que muitas vezes assim acontece, embora me parece que as pessoas que trabalham nestas areas, com estas materias se preocupam em desenvolver essas softskills muito mais no plano profissional, e que os seus alinhamentos profissionais nas verias vertentes estejam "em ordem" e depois não aproveitam essas competencias para dora da vida profissional, que no meu entender é mais importante.
Acho que seria importante também ensinar formas das pessoas, complementarmente, conseguirem o alinhamento e utilização das softskills em diferentes contextos que diz, e que já comprovei varias vezes.
Porque me parece que a pessoa fica algo "descompensada",conseguindo bons resultados profissional/, com as suas softskills desenvolvidas e depois não as aproveita totalmente.
Não sei, é a minha opinião, gostaria de saber de concorda.

Obrigada e um bom dia.

BITTERSWEET disse...

Obrigada pela sua resposta que calculo decorra da sua experiencia e conhecimento da matéria, e que naturalmente respeito.
No entanto, constato que muitas vezes assim acontece, embora me parece que as pessoas que trabalham nestas areas, com estas materias se preocupam em desenvolver essas softskills muito mais no plano profissional, e que os seus alinhamentos profissionais nas verias vertentes estejam "em ordem" e depois não aproveitam essas competencias para dora da vida profissional, que no meu entender é mais importante.
Acho que seria importante também ensinar formas das pessoas, complementarmente, conseguirem o alinhamento e utilização das softskills em diferentes contextos que diz, e que já comprovei varias vezes.
Porque me parece que a pessoa fica algo "descompensada",conseguindo bons resultados profissional/, com as suas softskills desenvolvidas e depois não as aproveita totalmente.
Não sei, é a minha opinião, gostaria de saber de concorda.
Obrigada e um bom dia.

Rui Lança disse...

Obrigado. Concordo consigo quando me diz 'normalmente' faz-se assim. Por acaso não o faço.

Trabalho muito a base das relações interpessoais. Aprendi - espero que bem - que isso está na génese das relações nos jovens, na escola, na faculdade, nas equipas desportivas, na sociedade, etc. Fruto de ter trabalhado nesta área na reinserção social, dar aulas a várias idades, ter trabalhado durante seis anos em projectos de facilitação no estrangeiro com diversas ONG's de diversos governos que estavam na Presidência da UE, acredito que quando se chegue ao local de trabalho, a mochila já vai muito preenchida. Espera-se de hábitos e experiências boas. Mas por isso, concordo consigo, que devemos trabalhar estes softskills logo no dia-a-dia da criança e jovem. Mesmo que não seja com esta cientificidade toda, mas criar-lhe cenários onde aprenda a comunicar, partilhar, dividir, flexibilizar, ceder, ensinar, etc. É a minha perspectiva.

BITTERSWEET disse...

As relações interpessoais são muito importantes efectivamente.
Concordo com a sua perspectiva e dada a sua vasta experiencia e curriculum na área, ou seja, a mochila bem cheia.
Lamento então é que não pratique :)
Obrigada pela sua atenção e amabilidade nas respostas.