Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um olhar sobre Inhambane (Moçambique)

Novamente na apologia que as viagens fazem-nos crescer. E muito! Umas pelas adversidades que criam, outras pelas boas experiências. Boas ou más, é o que se consegue reter das mesmas, o que se aprende e o que retiramos. Já algumas (e boas) pessoas me tinham dito. Mais uma vez fiz bem em acreditar nelas.


Desta vez por Inhambane (Moçambique). Quase dois dias inteiros para chegar aqui. Quase onze horas num avião. Uma viagem atripulada de carro para Maputo, uma noite a andar por bairros menos afortunados, a pé pela cidade. Next day! Ida para Inhambane e ao fim de 30 kms lá se foi o carro. Umas boas horas a aguardar por outro. Mais umas 7 horas de carro e chegámos!


Mas tudo isto, cansaço e adversidade, é convertido em aprendizagem. Pessoas diferentes. Contextos de vida diferentes. Piores numa primeira abordagem, mas depois compreende-se que muito se reverte para a subjectividade. Um sorriso em troca de um balão. Alegria dentro da lama, nas casas de palha, os contrastes que fazem deste País um dos mais pobres do mundo.


Desejoso das primeiras formações para aprender muito, espero eu! Quando fiz os meus primeiros trabalhos em projectos de reinserção social pela UPAJE aprendi algo...todos nós precisamos de reinserção social. Uns porque são materialmente pobres e precisam de algo....outros porque são emocional, social e posicionalmente menos afortunados. Aqui vamos nós... sendo que a primeira experiência foi a brincadeira com balões com estes dois 'senhores'! Muito nos rimos :)


6 comentários:

F. Gaspar disse...

Já devias estar habituado aos processos demorados no teu dia a dia...

A única diferença é que esse pessoal não tem alternativa (por enquanto).

Diverte-te!
Abraço

Rui Lança disse...

Amigo Fernando, a grande vantagem é perceber onde isto pode ir dar, e aí, já estou um pouco à frente :)

Os processos podem é ainda ser mais demorados...

Angelo Medeiros disse...

Caro Rui, entrega abraços meus e muitas saudades a essa terra maravilhosa!!!Quem me dera estar aí, qualquer dia vai ter de ser!!! Abraço e boas viagens!

Rui Lança disse...

Meu amigo Medeiros e Gaspar, só por isso, hoje vou comer mais uma lagosta! :)

Abraço,

rl

Tiago Viana disse...

Estás num local que faz parte do meu imaginário desde pequeno.
Partilhamos a mesma opinião sobre viajar desde há mts anos e mts kms. A aprendizagem, a tolerância que se ganha, a simplicidade é o maior legado de viajar.
Regressamos com os mesmos olhos mas eles vêem de maneira diferente.
Certamente que com o que lhes ensinarás (e aprender)serás um pouco cimento que ajudará a colocar mais uns tijolos na construção desse país.
Força!
PS: traz uns camarões tigre para a malta grelhar

Rui Lança disse...

Obrigado Tiago, hoje darei a minha primeira formação! A ver vamos. Quanto aos camarões...boas, grandes e baratos. Lagosta tb.

Grande Abraço