Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quais as características de um Facilitador?

O mês passado, durante uma formação, abordávamos qual ou quais as características que distingue e valoriza uma pessoa dita como bom 'facilitador'. Alguém que é necessário, porque facilita, faz acontecer, desbloqueia, interage, tem uma ampla capacidade de ver os factos sobre diversas perspectivas.

O termo facilitador é amplo e um quanto dúbio. Será que tem funções de formador? Ou pode servir como consultor também? E até que ponto um líder ou coach pode ser também um facilitador? E a ter algumas destas características e tarefas, qual o equilíbrio perfeito e em que contextos ele pode o ser?

. Deverá ser instrutor?
. Ajuda a atingir o objectivo dos formandos?
. Ajuda (sem influenciar directamente) a descobrir?
. Dá e cria as condições para serem geradas ideias?
. Lidera o processo para serem tomadas decisões?
. Controla o processo e não o resultado final?
. Faz recordar, mantém a “chama” acesa relativamente ao caminho a traçar?
. Cria uma atmosfera de participação democrática?

Depois das fases que fazem parte de um qualquer projecto, ou seja, angariação de informação, tratamento, planeamento, diversas reuniões, quando chegamos à operacionalização é exigido ao facilitador alguns ‘dotes’:

. Flexibilidade comportamental e cognitiva: capacidade de adaptação a novas formas de pensar e interagir?
. Identidade cultural: desenvolvimento de relações humanas com pessoas de diferentes culturas?
. Tolerância: capacidade para entender situações estranhas até à data?
. Paciência?
. Entusiasmo e compromisso com estes desafios?
. Trabalhar as técnicas comunicativas?
. Empatia?
. Respeito?
. Senso comum q.b. para lidar e contornar questões complexas?

Na vossa opinião, qual a característica e comportamento que mais se deve associar a um Facilitador?

16 comentários:

ana cristina disse...

levar os "facilitandos" a fazer o inesperado... Cristina Simões

Gaspar disse...

Boas Rui!

Eu ia pela flexibilidade comportamental e cognitiva e pelo entusiasmo e compromisso.

Acho que as duas são fundamentais. A primeira como leme a segunda como combustível.

Abraço

ANA CAROLINE OLINDA disse...

Flexibilidade, saber ouvir, capacidade de comunicação em diversos níveis e habilidade de influenciar pessoas a atingirem objetivos.

ANA

Rui Lança disse...

Bom dia Ana Olinda,

Concordo por completo, apenas alterava a palavra influenciar para possibiltar. Que me diz?

Cumps,

Rui Lança disse...

Bom dia Cristina Simões,

Inesperado...no sentido de descobrir novas formas de fazer as mesmas coisas?

Rui Lança disse...

Amigo Gaspar!

Bem, isso é excelente! Mas a flexibilidade comportamental é tão tão tão difícil de encontrar nos dias de hoje...

Abraço

ANA CAROLINE OLINDA disse...

Hum, interessante alteração, Rui. Concordo, cabe ao facilitador criar um ambiente propício ao desenvolvimento, mas acredito que todo facilitador deve ser direta ou indiretamente um líder, capaz de influenciar ou mesmo inspirar pessoas a atingirem objetivos. Sem esta característica peculiar, o facilitador corre o risco de ser muito eficiente, porém pouco efcaz.

ANA CAROLINE OLINDA

Nuno Quidiongo disse...

Não é fácil. Muito provavelmente o contexto/situação é que "fazem" o Facilitador! As características são muito amplas!

Nuno Quidiongo

Rui Lança disse...

Olá Nuno, Não sendo fácil caracterizar e sim, concordo que o contexto selecciona muito, a verdade é que existem pessoas com mais ou menos características para serem facilitadoras, até porque existem outras tantas que adoram complicar.

Cumps,

Elizeu Santos disse...

As características de um facilitador:

Serem hábeis para criar e manter um ambiente seguro, abertos e cooperativos para com os colaboradores, reconherem e lidararem com os comportamentos desagregadores, terem habilidades para ouvir e observar, estarem atentos às nuances, conteúdos, linguagem corporal e outros feddbacks e tudo o mais que impacta o grupo, devem estar por dentro do assunto e do conteúdo, manterem neutros sobre o assunto discutido nas reuniões, nunca defendem um ponto de vista, mesmo quando têm uma opinião sobre o assunto discutido.

Elizeu Santos

Rui Lança disse...

Caro Elizeu,

Obrigado pelo feedback. Tirando a parte do estar dentro do assunto (que é sempre discutível, porque não implica ser expert, certo?), concordo!

Muito obrigado,

Ailton Moraes disse...

Acredito que seja a forma de se Comunicar, saber ouvir e dar feedbacks, entre os níveis de hierarquia, seja gestão ou subordinação, tendo a idéia e sabendo qual a necessidade do grupo, então para isso; também exige que a pessoa faça pesquisa de campo ou de clima, desenvolva networking sobre diversos temas, saiba transitar em todos os níveis da empresa, e que consiga focar no negócio da empresa ou no negócio do cliente. Deverá ser assertivo, e de fácil relacionamento, devendo saber ser humilde, e ser presente a todos os níveis da empresa.
É isso. Abraço.

Ailton Moraes

Rui Lança disse...

Muito obrigado Ailton! Dá para ver pelos comentários aqui que facilitar como facilitador e criar processos fáceis dos resultados aparecerem está dependente de diversas competências softskills. Nada fácil então.

Abraço

Ailton Moraes disse...

Recentemente passei por uma experiência, onde não se tinha nada de RH, apenas departamento pessoal, cultura familiar,de dificil dialogo entre os acionistas, esperavam que eu derrubasse o turbover e o'absenteísmo com um simples passo de mágica.
Com irro; comecei a querer ouvir um pouco da empresa, atraves de pesquisa de clima em campo, instalei um sistema de sugestão, amarrado a avaliação de competências.
O turnover já esta na cabeça das pessoas, manda embora até os 90 dias e com isso a 'metodologia é incentivada pela propria diretoria operacional, e os profissionais abaixo dela. Ministrei vários treinamentos de liderança, fiz papel de couting, mas as pessoas não tem a visão que tudo isso é moroso e o resultado é de médio a longo prazo. Tudo que se fala em custo a diretoria financeira não dá abertura, e ae tudo começa a ficar dificil, você não pode estimular prêmios para os que se destacam, e muita gente humilde querendo ser mandado embora devido o ganhar pouco, pessoas com 20 anos de casa ganhando o salário de R$ 669,00. Um absurdo.
Ser facilitador num tiroteio familiar não é nada fácil, e o pior você não encontra mão de obra para ganhar o salário de R$ 669,00 com revezamento de segunda a sabado.
Não me deram o tempo necessário, para trabalhar as competeências, pois os que precisavam aceitar as mudanças que era justamente a cupula, você percebe que não estão preparados para ouvir e ném se quer dar tempo para curas emergenciais.
Percebi que eu sozinho, jamais faria algum milagre. E aqui estou buscando uma nova recolocação no mercado. Um abraço.

Ailton Moraes

Felipe Augusto do Espírito Santo disse...

Primeiramente a comunicação: saber ouvir; dar feedbacks precisos; repassar metas e objetivos de forma clara e concisa. Em suma, conhecer bem as necessidades da equipe, bem como seus pontos fortes e fracos. Deve saber liderar a equipe de forma a tentar conciliar as metas da empresa com as metas de cada colaborador e, com isso, incentivar o crescimento de cada um. E, acima de tudo, deve ter humildade e transparência em cada ato que envolva a equipe.

Felipe Augusto do Espírito Santo

Unknown disse...

Em primeiro lugar terá que haver empatia, "rapport",correspondência, interligação...Depois naturalmente Flexibilidade qb, mas sem tolerância e respeito, de nada servirão a outras caracteristicas..