Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 8 de maio de 2011

Lições de vida por Inhambane

Ainda por terras Moçambicanas, todos os momentos têm sido pequenos momentos que perfazem enormes aprendizagens!

Costumo perfilar que as relações com as outras pessoas sejam elas sociais ou profissionais, começam por momentos de ‘autos’: conhecimento, disciplina e predisposição importantes para definir o que conhecemos de nós próprios para sabermos o que aguentamos e até onde estamos dispostos a ir (e como? se possível).

Isto selecciona uma grande parte do relacionamento que conseguimos criar ou manter com as pessoas bem como as dinâmicas e processos relacionais/comunicacionais com essas mesmas pessoas. Nem sei se isto é mais fácil explicar através da prática/teoria ou através de movimentos de suposição.

Voltando a terras Moçambicanas, a verdade é que estes terrenos proporcionam imensos momentos de aprendizagem individual, grupal por estar aqui com mais dois colegas meus a formar bem como todo o trabalho com a comunidade local de docentes e alunos, e também ao nível social.

Destacaria dois: individual e social. Considero que as pessoas saem beneficiadas quando conseguem decidir e definir as suas prioridades. Talvez exista um momento constante ainda mais difícil que a decisão ou definição, a manutenção das mesmas. Pois pelo meio, existem tantos momentos que podem desviar essas mesmas prioridades e o caminho das mesmas que possuir o discernimento para avaliar se as prioridades se devem manter ou alterar são tarefas dificílimas.

(Com)Viver nestes meios de pobreza, diferenças culturais, prioridades distintas, sorrisos por muito menos, focos de vida diferente traz a capacidade de nos equilibrar novamente.

Ontem, decidi não negociar meticais…preferi deixá-los a pensar que me ganharam na negociação. Eu fiquei a pensar que os ajudei em deixar mais uns meticais. Para terminar, deixei alguma roupa minha. Perspectivas de vida diferente! Até porque alguns meticais em locais onde num raio de dezenas de kms não há uma ‘alma viva’…do que serve ter dinheiro se não há onde trocar por roupa?



Sem comentários: