Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Expert Teams

Algo distingue as equipas de alto rendimento e as restantes. A bibliografia refere-se a expert teams, temática que muito me fascina. Retirado daqui algumas dicas que após um estudo caracterizam as Expert Teams:

- Expert teams share a clear and common purpose and a strong mission.

- Expert teams share mental models. Their members anticipate each other. That can communicate without the need for overt communication.

- They are adaptive. They are self correcting. Their members compensate for each other. They reallocate functions. They engage in a cycle of prebrief-performance-debrief, giving feedback to each other. They establish and revise team goals. They differentiate between high and low priorities. They have mechanisms for anticipating and reviewing issues and problems of members. They periodically review and diagnose team effectiveness and team vitality.

- They have clear (but not overly clear or rigid) roles and responsibilities. Members understand their roles and how they fit together
- They have strong team leadership. Led by someone with good leadership, not just technical skills. They have team members who believe the leader cares about them. They provide situation updates. They foster teamwork, coordination and cooperation. They self-correct first.

- They develop a strong sense of “collective.” Trust, teamness and confidence are important. They manage conflict well. Members confront each other effectively. They trust each others intentions.

- They optimize performance outcomes. They make fewer errors. They communicate often enough, ensuring members have the information to be able to contribute. They make better decisions.

- The cooperate and coordinate. They identify team task work requirements. They ensure, through staffing and development, that the team possesses the right mix of competencies. They consciously integrate new members. They distribute and assign work thoughtfully. They examine and adjust the physical workspace to optimize communication and coordination.

15 comentários:

Tiago Viana disse...

Excelente artigo.
Na minha opinião todos os pontos só são possíveis com uma boa capacidade de comunicação. E quando digo isto, refiro-me quer à acção de falar e de ouvir, quer à simples percepção da situação seguida de uma resposta comum enquanto equipa.

Anónimo disse...

Acredio que o comprometimendo e o "SABER TRABALHAR EM EQUIPE" afinal não são todas as pessoas que tem essa capacidade!

Vanderlei Moraes

Anónimo disse...

Os resultados!
Sem resultados não equipe que resista... nemmesmo uma 'expert team'

Paulo Moreira

Anónimo disse...

Trabalho

Filipe Roncon

Anónimo disse...

As equipas de alto rendimento, têm concerteza um bom líder! sem um bom líder...dificilmente as equipas têm bons rendimentos. Um líder deve motivar as equipas, incentivar a equipa, dar o exemplo, deve motivar as equipas, acompanhar o seu trabalho....
As equipas de alto rendimento têm resultados e desempenhos acima da média...e muito tem a ver com o que mencionei. Um bom lider faz a diferença da direcção/organização.

Susana Kayseller

Rui Lança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Uma questão Susana: e as equipas que têm uma organização "had-hoc", ou seja, que não possuam um líder, como por exemplo em numerosos trabalhos de investigação ciêntifica.
Eu, que tive a oportunidade de trabalhar principalmente com em equipas com elementos do norte da Europa (Suécia, Dinamarca, Noruega), percebi claramente que o sucesso das equipas está na assertividade dos seus elementos, ou seja, na sua capacidade de refrearem os interesses particulares em prol da equipa.
Nunca trabalhamos com um líder e a coordenação era feita, muitas vezes, pela secretária de um dos elemntos da equipa, à qual competia a responsabilidade de exercer o papel de elo entre todos, principalmente no que diz respeito ao envio e recepção de elementos e na gestão/coordenação de agendas e do proprio cronograma do projecto. E isto na maior parte das vezes à distância e sem internet com a qualidade de banda actual.

Paulo Moreira

Anónimo disse...

Entre vários aspectos, destaco a motivação e o objectivos bem delineados, È crucial que os objectivos estejam bem definidos, para que se pretenda atingir os resultados esperados.

Ricardo Mateus

F. Gaspar disse...

Para além de todas as verdades aqui ditas. Apetece-me antes olhar para fotografia e dizer:

What a TEAM!

Em poucos momentos e em poucas modalidades, se deve ter conseguido reunir um conjunto de jogadores com um nível tão elevado e semelhante... e isso também ajuda.

Anónimo disse...

"As equipas de alto rendimento, têm concerteza um bom líder!"
Acredito que as equipas de alto rendimento têm não um mas vários líderes (independentemente do nível hierárquico em que se encontram na equipa). Tal como numa equipa de desporto, o treinador deverá ser um líder, mas não deverá ser o único. Cada elemento da equipa pode e deve ser líder nos diversos jogos (independentemente de ser ou não o capitão). Esses são normalmente os jogadores do jogo, os que fazem a diferença.

“um bom coordenador” … “as chefias”
Coordenador ou “chefe” é (muito) diferente de líder. Para se ser líder não é necessário ter a “autoridade da hierarquia” de um “chefe” (insígnias no ombro, nome na porta do escritório ou na frente do uniforme com palavras gordas a dizer “Chefe”). E isto resume um dos principais problemas da nossa sociedade. Todos querem ser “chefes/gestores” quando deveriam ambicionar ser líderes.

Quando é que foi a última vez que agiram como líderes numa equipa? Conseguem distinguir quando é que foram líderes ou simplesmente “chefes”? Perguntem ao resto da equipa.
Vale a pena pensar nisto! _:)

PS: isto são apenas as minhas ideias pessoais (com as quais provavelmente nem todos concordam) baseadas em muitas outras de pensadores/líderes com quem tento aprender a percorrer o caminho para atingir a ambição, de um dia, eu conseguir ser também um bom líder.

Joel Oliveira

Anónimo disse...

Podemos comparar o trabalho de equipa a uma prova de contra-relógio por equipas em ciclismo: durante a prova a liderança do grupo vai rodando entre os elementos da equipa dependendo da forma como cada um se sente ou das características do terreno.

Paulo Moreira

Anónimo disse...

Considero a análise do Joel bastante pertinente. Um dos problemas da nossa sociedade reside na ausência de lideranças, de visão, de uma ideal para a concretização da mudança, obter rendimento........ Chefiar está a anos luz de liderar, de inspirar, motivar, fornecer competências.........As equipas de alto rendimento, são constituidas por elementos com maturidade, seguros das suas competências, com bom auto-conhecimento e com disponibilidade para lutarem por um objectivo colectivo em detrimento dos seus objectivos pessoais, Uma vez atingindo o objectivo colectivo, os objectivos pessoais serão assegurados como consequência do primeiro.

Ricardo Mateus

Anónimo disse...

O que as distingue é a premissa que menciona: O ALTO RENDIMENTO :)

Como chegar ao objectivo, na pessoal opinião, é ser constituída por elementos de reconhecida competência que convergem para o resultado pretendido de forma 'horizontal' com competência, motivação e ambição.

Noto que o sistema vertical de hierarquias é imensas vezes o elo de quebra da comunicação dos projectos a desenvolver, o que converge para resultados menos positivos ou esperados.

Reconhecer competência e confiança no grupo é essencial, são todos lider na responsabilidade do desempenho que lhes é atribuída.

Em grupo, um por todos, todos por um!

Sónia Monteiro Santos

Rui Lança disse...

Das várias características apontadas, faço sempre questão de destacar o compromisso para o resultado, para as tarefas, para o objectivo comum, para o outro que faz parte da equipa. Mas sempre estar comprometido com o que se solicita, a cenoura que está lá ao fundo, sendo ambiciosa e exequível ao mesmo tempo.

Anónimo disse...

Ter um líder e não um "chefe", um líder de alto rendimento e uma equipa que acompanha o seu ritmo.
O verdadeiro LÍDER é o “MAESTRO”, que tem uma equipa unida o tempo todo. Ele sabe exactamente a função de cada um e o resultado que vai atingir ao liderar esta equipe.

Manuel Figueiredo Lopes