Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Competitividade

Saiu ontem no jornal 'A Bola' um artigo do Prof. Doutor Pedro Mil Homens sobre a competitividade (parte I, informa-se). Interessante o artigo, debatendo ideias que mesmo os menos afortunados academicamente, já lançaram ideias e discussões.

Lança ideias e factos passados noutros países que contribuem para uma maior competitividade em diversas modalidades e nos escalões mais jovens. A história de que mesmo nos escalões jovens, deve-se exigir rigor e competição em todas as situações dos torneios, competições e até ao final do jogo, competição, treino, etc.

Na minha (curtíssima) carreira como treinador, um dos casos com que nos debatíamos na área de motivação era quando a equipa (constituída por 'putos' bons tecnicamente e com uma entrega exemplar) iam jogar com equipas menos apetrechadas técnica e fisicamente. A ideia passava não só por ganhar mas criar sempre uma diferença de golos como objectivo no término do jogo! Esta é uma das ideias lançadas pelo responsável máximo da Academia.

Outras são as ideias de competitividade que devem ser transversais. Ideias que podem ser transferidas para outros campos mesmo organizacionais. A ler...e debater. Fica apenas o apontamento que algumas das ideias são debatidas há muitos anos...e que poucos ou quase nenhuns jornais foram dando atenção a questões lançadas, quer por Professores quer pelo público em geral.

3 comentários:

Gaspar disse...

Muito bom!

Como diria o meu pai, cada vez que eu caia: "isso é uma abre olhos!" e assim devia ser este artigo...

Tiago Viana disse...

Era bom que quem está a trabalhar nos clubes tivesse outra formação, outra visão.
Sempre que falamos disto damos o exemplo das boas organizações.
Muitas delas têm os melhores técnicos na formação.
Veja-se os liceus e universidade nos EUA por ex.
Qt aos jornais portugueses, não publicam estes artigos com frequência porque o que vende são as dores nos joanetes de algum jogador e as declarações absurdas e negativas para o desenvolvimento desportivo do país de um qualquer dirigente.

Zezé disse...

Olá..

Era um colaborador do Visão de Mercado (blog), e agora iniciei o meu próprio projecto na blogosfera. Assinava pelo nome de A.Borges e tinha por hábito fazer extensos artigos de opinião, bem como análises a campeonatos, jogadores e realidades dos relvados mundiais.

O endereço do meu blog é: www.doutor-futebol.blogspot.com

Visitem e deixem a vossa opinião..ou então incendeiem a discussão!