Partilho umas respostas minhas durante uma entrevista:
O que é o coaching?
Existem diversas definições, não querendo condicionar nenhum dos seus objectivos, considero que é um processo orientado para o desenvolvimento ou potencialização das competências do outro e no respeito dos seus objectivos. É um processo de acompanhamento, cujo objectivo é criar condições para que o coachee (indivíduo, grupo ou organização) possa definir os seus objectivos e encontrar as suas soluções. Acima de tudo, é um processo de compromisso e inclusão no resultado a atingir, com um plano de acção.
o coaching refere-se a uma categoria de comportamentos assentes num claro conjunto de valores, nomeadamente: auto-desenvolvimento, respeito e autonomia. Pode ser tomado como um processo que visa fomentar no coachee o conhecimento de si mesmo e impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo (e a longo prazo), bem como a orientação necessária para que a mudança se produza.
É uma filosofia de liderança que assenta na ideia de que o desenvolvimento e a aquisição de competências são processos contínuos e da responsabilidade de todos, e não apenas episódios limitados no tempo. Dá enfoque ao processo e não ao resultado, embora este acabe por ser alcançado ou superado.
A lógica do coaching tende a privilegiar as organizações que pretendam crescer sustentadamente, nas quais a responsabilidade pelo desenvolvimento é pessoal, embora apoiada e enquadrada pela organização. Ajuda as organizações a aproveitar os seus talentos e auxilia os indivíduos a desenvolverem o seu potencial e alcançarem os seus objectivos de realização pessoal.
Sem comentários:
Enviar um comentário