Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A liderança de Paulo Bento

O País estava a precisar de uma coisa assim! De uma notícia que o colocasse ao nível dos melhores e não sempre dos piores. Portugal tem um especial jeito para colocar as pessoas nos (in)devidos lugares, umas vezes para lá do topo outras para lá do centro da Terra.

Paulo Bento passou a herói e Carlos Queiroz continuou a descer (se ainda fosse possível).

A verdade é que ontem a selecção demonstrou querer, alinhamento, dedicação, qualidade técnica e física, vontade de ser melhor e conseguiu. Não por alguns momentos, mas considero que até aos 75', ninguém acreditaria que do outro lado estava a melhor selecção do Mundo (e que continua a sê-lo). Acima de tudo porque Paulo Bento ontem fez o que do outro lado já se faz há algum tempo: COLOCOU OS MELHORES A JOGAR E NO SÍTIO CERTO!

Dirão alguns: Mas isso é normal, certo? Bem, não tem de ser legal, mas é legítimo. Quantos treinadores complicam apenas porque parece demasiado fácil?

Paulo Bento pegou nos melhores (não quer dizer que sejam bons ou tenham passado a ser espectaculares depois de ontem) e colocou-os a jogar! O GR, mesmo com todos os defeitos, continua a ser o melhor. Defesas também, não tinha Coentrão, adaptou. E deu-se ao luxo de experimentar Bruno Alves todo o jogo. No meio-campo, com mais ou menos discussões, as coisas são como são e no ataque, para lá dos dois endiabrados alas (um inteligente e dedicado, outro apenas dedicado...e muito individualista com uma dose de egoísmo e uma falta de inteligência a todos os níveis) e experimentou um avançado, que podendo valer mais do que tem valido nos dias de hoje, não é o avançado que uma selecção precisa (nem Postiga nem qualquer outro, infelizmente).

Considero Paulo Bento um bom comunicador. Tem falhas, mas as suas mensagens passam e quase todos se lembram delas. Fala devagar, mas metódico e pensado. Considero-o melhor gestor de rh's do que técnico de futebol. Para lá dos problemas que teve no Sporting com diversos jogadores, conseguiu gerir um plantel, uma SAD, um clube por muitos anos. Algo que outros treinadores de Futebol, com mais sabedoria táctica ou técnica, não conseguiriam.

É aguardar para ver e aqui, o tempo é bom conselheiro. O PIB agradece!

3 comentários:

Tiago Viana disse...

Concordo plenamente com a tua análise.
Um dos problemas da equipa nacional foi sempre tentar arranjar espaço para todos as vedetas, mesmo quando são incompatíveis, mesmo quando temos dois jogadores a fazer a mesma função que pode ser desempenhada apenas por um. Muitas das vezes não a desempenham bem, não sabem o seu papel, cria invejas internas e invariavelmente um deles está a realizar uma tarefa para a qual não está preparado. Isso ainda tem a agravante de transmitir aos suplentes uma má mensagem. Veja-se o Pepe a médio defensivo para não ter de colocar um dos centrais no banco.

Nuno Santos disse...

Rui, concordo com o que escreves, mas acrescento o seguinte:
não considero que o PB tenha experimentado o Bruno Alves. Recordo que o Bruno, o Ricardo e o Pepe, são neste momento três gigantes para dois postos. Em relação a ontem, deu apenas 45 minutos a RC e a Pepe, porque o Bruno já terminou o campeonato. Aqui, uma excelente gestão. Recordo que no Mundial, BA e RC apenas sofreram 1 golo em 4 jogos e estiveram sempre bem.
Ofensivamente, não gostei do Nani. Não pela tamanha ESTUPIDEZ que fez ao envolver-se no lance fenomenal do CR7, mas pelo que escreveste...pouca inteligência e egoismo acima de tudo! Recordo um lance na 2ª parte...em que isolado para a baliza...preferiu tentar o chapéu a Casillas...
O Postiga, reconheço que não gosto muito dele, mas está bem...e ontem com aqueles dois golos, ganhou passagem a estar na Selecção nos próximos tempos...

Anónimo disse...

Paulo Bento Forever!

MCB