Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jorge Jesus tinha razão...

A passagem à fase seguinte ia ser decidida pelas equipas que (não) conseguissem ultrapassar o Hapoel! Afinal, nem tudo foi mal.

Bem, não sei mesmo se JJ irá aguentar a máquina (muito pesada e exigente) até ao final de Maio. Considero que a passagem à fase seguinte, não sendo uma obrigação, era uma corrida a três e em luta contra duas equipas que não estavam nas melhores condições desportivas quando o Benfica perdeu, quer em França, quer na Alemanha.

Se passarem à Liga Europa (falta garantir isso ainda...) penso que acaba por em termos desportivos ser mais exequível a longo prazo. Ninguém teria dúvidas que a passagem na Liga dos Campeões seria apenas até...aos 8.ºs finais.


De hoje ressaltam algumas coisas bastante transparentes: faltou marcar primeiro, aproveitar 1 das 5 ou 6 oportunidades claras de golo, sofreu-se 3 golos infantis, David Luiz há muito que não está com a cabeça no Benfica e outros jogadores andam em má forma.

JJ ainda não aprendeu a ser mais comedido. Sinceramente...dois a três aspectos vão marcar a época 2010/11:

. resultado do Benfica-Braga para a Taça;
. conseguir ir para a Liga Europa;
. como irá gerir a luta pelo 2.º lugar, ou seja, a aproximação do Sporting e o factor anímico nessa luta;

e daqui surge a resposta de quanto tempo vai durar o efeito de JJ ter sido campeão...

18 comentários:

Anónimo disse...

Nestas alturas é preciso cerrar fileiras.Quem viu o jogo percebeu que só por azar não marcamos.A sorte nada quer connosco, mas há-de voltar!!!

Carla Figueiredo

OptimusPrime disse...

Concordo com tudo o que escreveu, aliás já tínhamos tido oportunidade de falar sobre isto, infelizmente ou não a situação(eliminação da CL) acabou por se confirmar mesmo. Hoje houve, no entanto, alguma falta de sorte, a forma como foram sofridos os golos,sobretudo o primeiro, em que a bola bate ainda no David Luiz e trai o Roberto, isto depois de um excelente começo de jogo. Aliado a isto os golos falhados que nestas competições não se podem falhar.
Penso que o jogo de hoje demonstra a grande diferença do Benfica actual para o da época passada por diversas razões:
Falta de confiança em lances de finalização. Na época passada a confiança era tal que as goleadas surgiam ainda na primeira parte, para além disso era comum quando os jogos não eram fáceis essa confiança não ser abalada e a equipa acabar por dar a volta aos resultados .
A desorientação da defesa, que foi considerada das melhores da Europa.
Por ultimo, onde está o JJ que gesticulava, gritava, motivava, ralhava constantemente com os jogadores? Hoje vê-se um treinador deprimido e sem reacção no banco!
Enfim é um mistério, o que fizeram ao nosso Benfica que tão brilhantemente venceu o campeonato na ultima época?

Anónimo disse...

Jesus, não querendo com isto questionar a qualidade (que não pode ter perdido tão de repente) poderá é escrever um livro, "Como queimar o efeito Campeão!" :)

FG

Nuno Santos disse...

Sorte? Quando falamos em sorte, temos de fazer algo para a ter. Caso contrário, não vale a pena. A verdade, é que podem vir com as estatisticas que quiserem (20 cantos e 24 remates e destes, 5/6 são claras oportunidades de golo), mas marcámos? Não! O Hapoel marcou quantos? 3? então mereceu ganhar! O Benfica encontrou dificuldades, só tem é de as tentar contornar. Sinceramente, na 2ª parte com dois pilares na área, vi pouco jogo flanqueado com centros para esses avançados, vi uma equipa sem chama, sem garra...vi demasiadamente passes do nosso meio campo ofensivo para o Roberto. isto, são apenas pequenos indicios que mostram como está o Benfica. Há jogadores a quererem sair. Que saiam! Há jogadores em baixo de forma. Que rodem o plantel! Afinal de contas não temos um plantel de 25 jogadores? A saída do Saviola ao intervalo foi permatura. Depois, o JJ, vir dizer que ele já tinha amarelo...enfim. Volto a dizer o que já venho a dizer desde o inicio da época: É dificil ser campeão, mas mais dificil, é saber gerir campeões! E aqui, o JJ não sabe. Tem mérito pelo campeonato e pela época fantástica que realizou o ano passado, mas este ano, não se aguenta. Aquela arrogância toda de inicio de época...foi escusada...

Anónimo disse...

"Boas,o problema não é a perda de qualidade de um ano para outro,o problema é que JJ é um treinador digamos de classe média alta ou seja o ano passado teve mérito na forma como conseguiu ganhar o campeonato através de esforço humildade e crença mas isso dá para um ano,porque depois quando tem de ganhar sempre ou seja a pressão de ganhar não ganha porque não é um grande treinador,é um bom treinador que é diferente,lembram-se de Inacio,de Toni é mais do mesmo onde é que eles estão onde Jj estará daqui a alguns anos,quando apanham um treinador inteligente são sugados,outro exemplo que agora está na berlinda Manuel Fernandes é um bom treinador sem duvida mas para Setubal e por ai fora grande jogador,respeitado e que consegue ser um exemplo para aqueles planteis que dão tudo por ele mas se for para um dos grandes nada fará alias ja esteve em alvalade algumas vezes,pois é limitado como inacio como jesus como toni simles não!!!!!!E por fim Nuno Gomes marca, o plantel une-se em volta do capitão, o estádio vibra e na conferençia de imprensa JJ questionado pelo jornalista da utilização do jogador diz somente que ele é que manda e que agora com o regresso de Cardozo ainda menos espaço terá, isto é mesmo de inteligente passou um atestado de ingratidão para o balneario, Mourinho nesta situação somente poria Nuno hoje a titular e ganharia o jogo!!!!!!!"

Miguel Antunes

Anónimo disse...

O JJ já não tem efeito nenhum na equipa...não acrescenta nada de novo...não consegue motivar ninguém.

José Penetra

Anónimo disse...

"Pois para mim, temos de cavar mais fundo, e perceber que os pedidos de contratação de JJ foram segundas ou terceiras escolhas. Este plantel está aquém do ano passado e quiseram fazer omoletes sem ovos. Vistas as coisas, agora teria sido preferível apostar, este ano, na formação bem como em jogadores que foram emprestados, se bem que acho que os novos, que vieram, têm margem de progressão, ainda não tiveram tempo e são imaturos."

Amilcar Candeias

Anónimo disse...

Carla,
Se no ataque podemos falar em falta de sorte, já nos restantes aspetos do jogo acho que falta motivação e...algo mais. Vejo muitos jogadores a perderem a bola e a não pressionar a saída para o ataque da equipa contrária e este era o aspecto (na minha opinião) mais importante da época passada, o Benfica não deixava jogar. Algo de muito estranho se passa com este plantel. E, p.f. não me falem do Di e do Ramires. Cheira-me a problemas mais graves...

Ricardo Ventura

Anónimo disse...

Parece-me que sobre este tema haveria muito a dizer e de que se tem visto é que podemos destacar claramente 2 fases na grande maioria dos treinadores de futebol portugueses que chegam aos clubes grandes: A fase ANTES DO SUCESSO e a fase DEPOIS DO SUCESSO... Como se o sucesso por si só fosse um objectivo e não uma missão.

Horácio Lopes

Nuno Santos disse...

Vejam o curriculo do JJ. Vejam as segundas épocas dele, nos clubes por onde passou... as coisas não são por acaso.
O Benfica jogou sem pujança, sem força, sem chama...não jogou nada! Agora não venham com desculpas e que "ah e tal, coitadinhos tivemos azar..." . Essa, pelo menos comigo, não pega.
O JJ da época passada e o desta, é completamente diferente. Este ano, quis armar-se em esperto, encheu o peito, foi super arrogante logo no inicio...e agora anda caladinho.
Siga, podes seguir caminho. Obrigado pelo titulo.

Anónimo disse...

Gostava de saber algo mais sobre as verdades escondidas desta época: as contratações (só JJ é que as assina?), o desnorte de JJ que se agudiza a cada que passa, o inexplicável silêncio de Rui Costa (é mera peça decorativa?), os falhanços (sempre que queremos algum, o Porto vai buscar)...

Paulo Sousa

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o Ricardo. Algo se passa lá dentro...

Hugo Malheiro

Anónimo disse...

O que me deixa mais triste e angustiado é saber que nenhum jogador do nosso plantel (á excepção do Nuno Gomes decerto) sente e vive o Benfica como nós. Parecem mercenários autênticos, que apenas tem por missão degradar a imagem do nosso clube. Se vencem o jogo ou se o perdem, para eles é indifrente se no final do mês receberem o deles. Tal como aconteceu no jogo com porto, nós ficamos a sofrer a angustia fortemente e eles vão para casa depois de mais um dia de trabalho, como se não fosse nada com eles. O nosso destino é o de vencer, mas não com esta equipa.

Hugo Miguel Pereira

Anónimo disse...

A Sorte impediu de marcar de facto mas o 1º e 2º golo são inadmissíveis em qualquer equipa da primeira liga... Por mim o David Luis poderia ser vendido em Janeiro... Vinha dinheiro e abríamos a porta à entrada de Sidney/Roderick (pior não ficamos...).
Como é possível jogar com o Fábio Coentrão que se percebeu que não estava em condições fisícas?

PS - tivemos cerca de 20 cantos e 2/3 livres perto da área - Apenas um remate à baliza na sequência e por acaso perigoso (Lúisão aí pelo 13º ou 14º canto...). Os outros marcam no primeiro livre e no primeiro canto (aos 75min... ). Desculpem lá mas marcar cantos (3 ou 4 seguidos) para as mãos do GR e a maioria dos outros rasteiros quando não está lá nenhum jogador do Benfica não é jogar mal... é andar a gozar com isto... desculpem lá mas é assim...

Paulo Mateus Nunes

Anónimo disse...

Falta de sorte tem quem lhe cai um dilúvio em cima ou num terramoto, os falhanços de ontem têm tanto de aselhice, como falta de motivação.

Eu não tenho respostas para os problemas, pois só quem lá está é que os devia conhecer, mas parece que o JJ não tem respostas, e isso é preocupante. Mas problemas existem, isso é claro.

O JJ vai ter de saber motivar uma equipa para lutar para o 2º lugar, Taça e LE, se conseguir vai ser uma vitória, pois na regra dos últimos anos começaríamos a descer na tabela e a perder na Taça. Na LE, espero que não se tenha mais medo do Hulk.

É preocupante também, não ver o LFV nem o RC a dar a cara, as últimas vezes que alguém falou com impacto foi o LNazaré, para ler um comentário pobrezinho e fazer uma afirmação derrotista.

Uma acção imediata, era o RC dar a cara, arranjar um fait-divers, virar os holofotes para ele e proteger o Grupo, já que o JJ não consegue (ver o Mourinho e o Vilas-Boas).

Nuno Cardoso

Rui Lança disse...

Ok, assumimos todos que houve um pouco de azar no ataque, o gr deles é o titular da selecção nigeriana e em 2 ou 3 lances, em condições normais, a bola entraria. Mas não entrou. O que fazer? Tentar mais e melhor! Já na defesa não houve azar! Houve - e bastante - falta de qualidade, concentração, foco na tarefa e principalmente, dedicação.

A dedicação implica concentração e entrega alinhada a um objectivo. É mais do que perceptível que alguns jogadores não se dedicam como aconteceu no ano passado em que o objectivo do grupo era maior do que o individual. Ou melhor, o do grupo ajudava a que o individual se concretizasse. Este ano...é uma espécie do que foi acontencendo no Porto...houve sempre uns que ficaram amuados porque não foram para outros clubes. Que fazer? Colocar a jogar os que no momento do jogo estão melhores...e isso não quer dizer que sejam os que têm mais nome ou sejam em termos normais os melhores. Há que ser bom e estar bem!

Depois, porque acredito numa visão sistémica das coisas, pouca coisa acontece por acaso, isto é o resultado de uma má época, má gestão de expectativas, má estratégia de comunicação - pelo menos exterior - do treinador, má gestão do sucesso. É verdade que Di Maria e Ramires eram jogadores fenomenais. Quim foi dispensado. É verdade que os jogadores começaram cansados...mas nesse caso, jogavam os que não estavam fatigados do Mundial, ou não?

Por fim, ainda há muito a conseguir nesta época...2.º lugar no mínimo, Taças internas, ir o mais longe na UEFA e começar a pensar que Filipes Menezes e outros que andam ali não fazem parte do Benfica do futuro, mas sim, Nélson Oliveira, Urreta, David Simão e pensar que é o clube que tem de centralizar as compras e não o treinador com um mercado que lhe proporciona outro tipo de mais valias que não apenas desportivas...

E não! Não acho que a solução seja mandar embora quem quer que seja nesta altura. JJ conseguiu algo o ano passado com um excelente grupo de trabalho, é certo, mas ele também contribuiu e muto para tal. Há que ver o reverso da medalha este ano.

Nuno Santos disse...

Pois...já nem queria ir por aí...
Existem miúdos cá em Portugal e lá fora, emprestados pelo Benfica, que devemos ter em conta. No Benfica, já sabemos como as coisas funcionam, mas que devem (ou deviam) ser acompanhados por perto, ai isso devem! Na minha opinião:
- David Simão (Paços Ferreira)
- Nelson Oliveira (Rio Ave)
- Yartey (Fátima)
- Urreta (Corunha)
- Carvalhas (Fátima)
- Pimenta (Fátima)
- Miguel Rosa (Belenenses)
- Miguel Vitor (Leicester)
Estes, são na minha opinião, jovens a ter em conta. Obviamente que há outras preocupações a ter (mentalidade, progressão, etc). Porque para lá ter um Menezes, um Mantorras, um Luis Filipe, um Salvio...preferia lá ter, David Simão, Nelson Oliveira, Yartey e Urreta...por exemplo.

Rui Lança disse...

Vou colocar este link aqui...muito bom

http://redpass.blogs.sapo.pt/375223.html