Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 30 de outubro de 2010

Benfica para este ano ou já 2011/12?

À entrada do mês de Novembro, o Benfica confronta-se com três encontros que podem ditar o sucesso ou insucesso da época 2010/11. É verdade que ganhou frente ao Paços de Ferreira, sem fazer uma grande exibição e a não serem os últimos 15', se ganhasse apenas por um golo de diferença, seria perfeitamente aceitável. Com Quique Flores, 1-0 era sempre um belo resultado!

De ontem destacava também apenas os 3 portugueses nos 18 (2 a titular e 1 no banco) e a má forma física.

Os três jogos que refiro são contra o Lyon na próxima 3.ª feira em que é imperativo ganhar e se possível, por 2-0 para igualar o confronto directo contra os franceses. Próxima jornada da Liga contra o Porto, em que seria necessário uma vitória para dar ânimo e esperança aos benfiquistas, mas que observando a perfomance das duas equipas, um empate já seria muito bom. Depois contra o Sp. Braga para a Taça de Portugal, que nas últimas 3 visitas ao Estádio da Luz perdeu sempre por 1-0.

A verdade é que uma não vitória na 3.ª feira relega o Benfica para a Liga Europa. A verdade é que uma derrota no Estádio do Dragão oferece novamente a Liga deste ano ao Porto. Uma não vitória contra os bracarenses na Taça...e será mais um ano sem ganhar esse troféu.

Depois...aparece Janeiro, um mês de uma mini silly season! Ainda hoje o CM promovia Candeias e o facto do Porto ainda ter 30 % do seu futuro valor. Fala-se em mais uns brasileiros e as percentagens para outros dentro da estrutura do Benfica.


Que Benfica existirá nestes 3 jogos? E onde tocar em Janeiro e como comprar ou mexer no plantel?

15 comentários:

Anónimo disse...

Candeias? Não creio.
Acho que deveriamos pensar em colmatar as prováveis saídas de Coentrao,
David Luis e Cardozo.Dois sairão certamente e era preciso começar a trabalhar na sua substituição.
Parece-me que nos faltam alas e um defesa esquerdo

Carla Figueiredo

Anónimo disse...

Concordo Rui. Afinal o mais importante do planeamento está na antecipação e não apenas na reacção.

José Lopes

Gaspar disse...

Independentemente dos resultados, penso que é sempre tempo de começar a preparar a época 2011/12.

De outra forma, se optarem novamente pelo foco total na época em disputa, o Benfica arrisca-se a novamente negligenciar a próxima tal como fez este ano.

O futuro deverá sempre ser tão importante como o presente.

Anónimo disse...

O defesa esquerdo ja esta prometido. De acordo com a Bola e hoje ha tambem um jovem do Barcelona b que pelos custos se quer por a mexer. Contudo tem 24 anos e ainda anda pela equipa B.
Preferia que procurassem jovens portugueses.

Manuel Silvestre

Anónimo disse...

Repito o que escrevi há 4ª jornada: "mal do clube, dirigentes, técnicos, jogadores, adeptos e sócios que querem recuperar de forma séria e rigorosa a hegemonia do nosso futebol e desistir logo à 4ª jornada !!! ainda há 78 ! pontos para discutir vamos lá mas é emendar o que está mal (com o bom plantel que temos não pode ser de outra maneira - a sagacidade e carisma do JJ também o justificam - ontem ganhou o jogo com as substituições que fez) e deixar-nos de envolvermos nestas balbúdrias públicas que como os resultados (maus) dos anos 80 e 90 comprovam o SLB não está preparado e sai sempre a perder. "

Joaquim Ramalho

Anónimo disse...

e se calhar mandar vir o Urreta... ja que nao temos nenhum extremo esquerdo...

Nuno Torcato

Anónimo disse...

Apoiado. Comprova-se com o quase silêncio da época passada o que colhemos, mesmo depois de vários incidentes e provocações houve uma resposta "low-profile".

Nós nunca nos motivámos com as guerras contra moinhos de vento, nem nos devemos fechar para dentro como fazem os tripeiros, corroborado pelo Baía. Já ao contrário, isso não se verifica.

Porém, acho que, se se quer dizer alguma coisa, deve ser sempre o Rui Costa a dar a cara, afinal é administrador e director desportivo e perante a opinião pública goza de grande prestígio, mesmo entre adversários.

Nuno Cardoso

Anónimo disse...

Inicio de Novembro, praticamente 1/3 da época 2010/11 decorrido. Situação posicional: estamos em aberto em todas as competições, podemos vence-las. Benfica para este ano ou já 2011/12?! Façam um favor aos benfiquistas, aos jogadores e treinador: POUPEM-NOS!!! Até ao lavar dos cestos é vindima.
Reforços em Janeira?! Concerteza, mas têm de ser isso mesmo, REFORÇOS, que entrem de caras na equipa.

Anónimo disse...

Urreta também. Nem sei porque o emprestámos tendo em conta que o próprio Gaitan não é extremo esquerdo de raiz e sim um "10"...

Paulo Mateus Nunes

Anónimo disse...

para do Urreta, que ainda não ouvi nenhuma justificação plausível para o empréstimo, também era importante perceber porque manadámos o Rodrigo rodar para o Bolton, para agora irmos buscar um parecido ao Barcelona B. Mas o principal problema como vimos ontem é mais de falta de confiança do que outra coisa. Mas haja esperança... que esta seja a semana do volta-face, 50% já foi cumprido apesar dos últimos 20 m !

Joaquim Ramalho

Anónimo disse...

Eu diria q o Benfica precisa de 2 e n de 1 defesas esquerdos, pois se o Coentrão sair a opção (?!) é o Peixoto, q sinceramente coitadinho... Apesar de ser contra os assobios q por vezes se ouvem no Estádio a ele dirigidos (ou a outro qq jogador), tenho q admitir q ele é mt fraquinho! No q respeita a nomes, talvez o Sílvio n fosse má opção, já q pode fazer os 2 lados da defesa. Mesmo q o Coentrão n saísse já (pois vai sair de certeza) seria uma opção válida para substituir o Maxi, o q de momento n existe. Para substituir Cardozo e/ou David Luíz, acho q estava na altura do Benfica contratar jogadores já adaptados ao futebol europeu, pois apesar de de vez em qd sacarmos umas boas contratações no mercado sul-americano, na maioria dos casos a adaptação destes jogadores tem sido lenta e problemática.

Valter Pereira

Anónimo disse...

Posso acrescentar que, por curiosidade, fui ao site do Bolton e o Rodrigo ainda não jogou de início e só uma vez suplente utilizado. E ainda temos o Nélson Oliveira, que não obstante ser português, poderia ser uma opção. Por isso para quê mais jogadores das B's?

De uma vez por todas têm de se racionalizar os recursos, nem que seja a dispensá-los. Se o Urreta é extremo (coisa de que não tenho a certeza absoluta), então faz-se regressar e o Coentrão é o lateral titular.

Para além disso ainda há as divisões inferiores para fazer recrutamentos a baixo custo, dou o exemplo do Salomão, que, se estiver disposto, vai ser um belissímo jogador. Eu sou daqueles que me lembro do Vitor Paneira dair do Vizela quase para titular da selecção.

Nuno Cardoso

Anónimo disse...

A questão tem a ver também, creio, com o poder dos empresários no Futebol...

Paulo Mateus Nunes

Tiago Viana disse...

Independentemente dos resultados deste ano as épocas seguintes têm sempre de ser preparadas.
Ver quem temos na formação e a rodar noutros clubes, que evolução têm tido e depois que mercado há e vai haver quer em Janeiro, quer em Julho.
Jogadores a chegar no inverno têm tb uma vantagem. Têm tempo para se adaptar e entrar na pré-época doutra forma. Isto se a comunicação interna funcionar e não se criarem desmotivações desnecessárias. Muitas das vezes por declarações infelizes de dirigentes e treinadores.
Sim, há coisas difíceis de explicar e que têm a ver com influência a mais que os dirigentes deixam alguns empresários ter nos clubes.

Anónimo disse...

No mercado de inverno as contratações indispensáveis seriam para os 2 extremos do meio campo, fixando de vez o coentrão la atrás. Uma alternativa ao maxi pereira não era de descartar também.
No final da época faziam-se os restantes reajustes, tendo em conta as saídas.

Cumprimentos

Daniel Mascarenhas