Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

O meu next goal!

Caros,

Envio-vos um projecto/aposta pessoal na área do Coaching e Liderança, áreas que muito me são queridas. É algo construído com ajuda de algumas pessoas em especial, que como todas as vitórias têm o contributo de pessoas amigas.

Trata-se de uma junção entre as áreas comportamentais do Coaching, Liderança, Gestão de Equipas, Facilitação, Dinâmicas de Grupo, etc. e o turismo e hotelaria na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril onde lecciono.

É um primeiro esboço, algo para iniciar em Outubro/Novembro de 2010 e neste link podem verificar o contexto, coordenação, disciplinas revistas, competências a desenvolver, etc.

Aqui vai. Obrigado, cumprimentos, e por último, se puderem reencaminhar e partilhar, força.



http://www.eshte.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1643&Itemid=539
"Coaching e Liderança

Todos os projectos turísticos e de hotelaria que se destaquem positivamente, empresas que liderem o seu segmento, serviços que marcam a diferença, todos têm algo em comum: equipas de alto desempenho lideradas por gestores, que de uma forma visionária, utilizando diversas ferramentas, conseguem partilhar objectivos pessoais e de todo o grupo, resolver conflitos, alinhar as directrizes dos projectos e eventos, ou seja, compatibilizar a inteligência colectiva de toda a empresa e/ou projecto.

A diversificação e competitividade existente no turismo e hotelaria, aliada quer a uma maior oferta quer a uma maior procura, tem despoletado a selecção dos projectos que melhor conjugam um conjunto de factores: conteúdo, actividades, equipas de trabalho e empresas que conseguem superar-se à concorrência e a elas próprias.

Tal como outros mercados existentes, um dos valores mais importantes que comportam os projectos são as pessoas que fazem parte dos mesmos. O turismo e a hotelaria não fogem à regra, inseridos num ambiente altamente competitivo, em que as áreas dos produtos e serviços são aperfeiçoados aos clientes. E em que as áreas do marketing e publicidade tentam alcançar os seus públicos-alvo e em que os clientes têm cada vez mais acesso à informação.

Considerando o potencial do património português, é necessário criar uma inteligência colectiva nos projectos de turismo e hotelaria nas equipas que trabalham nos produtos e serviços turísticos, facilitar a obtenção de resultados, equilibrar as especificidades do mercado turístico e na gestão de equipas vocacionadas para a sustentabilidade e rentabilidade de ideias.

A utilização do coaching para executivos e de ferramentas como a liderança partilhada, individual e de equipas, tem-se tornado numa realidade na gestão de equipas de trabalho em mercados competitivos, em que diariamente se deparam com obstáculos que são necessários ultrapassar.

Os desafios com que diariamente os directores, gestores, coordenadores de projectos e equipas são confrontados exigem que se potencie não só os pontos fortes dos seus produtos mas também das suas equipas de trabalho."

7 comentários:

Rui Gomez disse...

Caro RL,
Desejo o maior sucesso para este projecto! É uma vertente inovadora no ensino superior, mais ainda na área do Turismo! Certamente não precisarás, mas se necessitares de ajua na área operacional ou outra, já sabes estou!
Entretanto, mais para a frente devo precisar do teu trabalho nesta área para algumas acções! Depois explico melhor por e-mail.
Grande Abraço Coach RLança! ;)

Rui Lança disse...

Caro Rui!

Muito obrigado pelo feedback. São precisas pessoas com proactividade, vamos ver no que dá.

Até breve e sempre,

Abraço,

rl

Dennis Bergkamp disse...

Boas!

Não sabia como te enviar este link, provavelmente já o viste mas...

que me dizes a este exemplo de liderança ?

http://www.youtube.com/watch?v=n_HNMuubXbo&feature=player_embedded

É que nem sei bem em que categoria colocar isto...

Raio de desporto que oferece momentos televisivos destes... impressionante!

Gostava de ver os mandachuvas do Futebol com uma abertura tão grande para os media como os americanos têm.

Abraço!

Rui Lança disse...

Embora o Futebol Americano não caia nas minhas graças de desportos, a verdade é que os americanos conseguem potenciar ao máximo as vantagens dos seus desportos, NBA, Beisebol, etc.

Ao nível da NBA, que acompanho mais, aquilo...é fazer negócio a sério. No Futebol nunca entrará...não conseguiram comunicar.

Unknown disse...

Oi Rui!
Muitos parabéns pela iniciativa! Acho que é sem dúvida uma ideia excelente e com pernas para andar!
Penso que o ensino em geral está cada vez mais a necessitar deste tipo de abordagem, que nos coloque em situações de equipa, cooperação vs competição, gestão de conflitos e trabalhar a comunicação e relacionamento social.
Para além disso, penso que o Turismo só vai beneficiar com esta nova abordagem.
Beijoca grande e boa sorte! Se achares que te posso ajudar de alguma forma é só dizeres... terei todo o gosto em fazê-lo!

Rui Lança disse...

Obrigado Guida e claro que chamaria. Como vão as coisas com os teus projectos?

Bjs gds

Unknown disse...

Os meus projectos estão um pouco parados... mas continuo com vontade de aprender e partilhar conhecimentos nesta área comportamental ;)
Beijoca!