Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 21 de agosto de 2010

A diferença entre ser bicampeão e bipolar

Existem muitas deixas desportivas, umas mais conhecidas outras menos mediáticas. Quem foi atleta certamente se recorda de frases que os treinadores vão alimentando durante as temporadas desportivas, com maior ou menor impacto.

Jorge Jesus alimenta e alimentou algumas. Terá já algumas para recordar e isto da escrita tem algo de bom, ficam...registadas. As últimas é que ninguém venceria o Benfica com aquela atitude (resta saber em termos mensuráveis qual) e que seria bicampeão.

O treinador Jorge Jesus não passou de bestial a besta, longe disso. Sabe, porque tem alguns jogadores a fazer o mesmo, que os seus objectivos individuais somente serão concretizados se a equipa também os concretizar minimamente. Conseguiu ser campeão nacional na 1.ª época que teve condições para tal. Foi cedo demais e não terá conseguido adquirir algumas competências que fazem os treinadores mais vezes campeões que outras?

Não coloco nada em causa em termos futebolísticos ou das técnicas, tácticas ou estratégias. Vejo aquilo que alguns também conseguirão ver. De facto não estão a jogar no Benfica os melhores que lá estão, pelo menos, no presente momento. Falo muitas vezes da contrução de uma identidade nas equipas...apenas se constrói uma vencendo muitas vezes e não apenas um ano.

Jorge Jesus insiste em apostar num atleta que custou mais do que supostamente e na prática, vale. Acredito (quero...) que um treinador num clube português não possa decidir sozinho uma contratação de um jogador de um clube mediano espanhol (falo do Saragoça e não do Atlético) por um valor que deve ser maior que os orçamentos dos 13 ou 14 clubes da Primeira Liga. A culpa do 'casting' não é apenas dele, mas alguém o obrigará a colocá-lo a jogar? Atenção que dos três jogos oficiais não considero que todos os golos foram culpa dele, onde estava hoje o Cardozo? E o Sidnei nos dois golos contra a Académica? Como a bola passa toda a pequena área até ao Rolando?

Observamos jogadores a jogar que na realidade não estão a jogar. Preciso de referir nomes de alguns que andam a passear as camisolas? Que pensarão os que não jogam? Seria um exercício interessante perguntar porque jogam os nomes e não as perfomances.

O início de época é para todos os clubes. JJ viu contra a Académica um massacre benfiquista...quantos mais viram? Jogou 45' com mais um jogador apesar de todas as paragens que os jogadores tiveram e alguém foi complacente. Contra o Porto foi o fenómeno do golo sofrido aos 3' que condicionou todo o jogo...pode ser. Contra o Totenham tiveram 45' de grande entrega, porque será? Hoje fala-se numa pretensa grande penalidade...se calhar seria. A mão ou a falta sobre Coentrão. Prefiro pensar que se pode mudar a atitude dos jogadores ou então colocar os que têm alguma!

Sairam 3 jogadores, todos eles importante. Quim foi dispensado, Di Maria era o desiquilibrador nato e sempre em grande forma e Ramires talvez o jogador mais disciplinado tacticamente que passou no Benfica nos últimos anos e com uma entrega notável. Se Quim foi uma decisão da equipa técnica e os outros dois já todos sabiam que iam sair, onde estão os que compraram os maus erros de casting? E que tiveram muito tempo para o fazer.

Vamos ver no que torna JJ...se bicampeão, ex-campeão ou bipolar!

7 comentários:

Anónimo disse...

Bipolar; Bigolo; biderrotas; bifrangos;

LP

Bruno Dias disse...

Vários argumentos se perfilam para justificar ou tentar perceber a "crise" do campeão.

A (in)certeza sobre a capacidade do treinador aumenta a cada jogo, com a ausência de vitórias.

Analisando os números, tendemos a afirmar que o problema está no GR, Roberto, que custou uma fortuna nos dias que correm pois comparando com o ano passado a única diferença é que o SLB já soma 4 golos sofridos tendo os mesmos 2 marcados.

O processo defensivo não é apenas responsabilidade do GR, sendo porém o último responsável. Não podemos ausentar Roberto de culpas em pelo menos parte dos golos sofridos.

O SLB está necessariamente diferente pela perda dos atletas já referidos no post, o que obrigará o treinador a adaptar o jogo da equipa as peças que possui.

Analisando atentamente, verificamos que o SLB não se preparou convenientemente para a saída, já prevista, de Di Maria e Ramires se o tentou fazer com Gaitán e Jara enganou-se. Estes são jogadores cheios de potencial para crescer mas com características muito diferentes dos anteriores.

Olhando para a época passada, verificamos que a rotatividade do plantel encarnado foi escassa tendo em conta o número de jogos realizado. JJ apenas alterou quando era obrigado (lesões, castigos, etc) ou pontualmente por razões estratégicas e quando o fazia Di Maria e Ramires eram intocaveis.
Após a lesão, Dezembro, Ramires perdeu fulgor e a gestão foi mais cuidada.

No arranque desta época, JJ cedo começou a falar das consequências do Mundial, faltavam vários jogadores e teriam pouco tempo para se preparem para os primeiros jogos oficiais. Factor importante a ter em consideração no processo treino e em construção da equipa, o plantel tem vários atletas, 2 por cada posição porque não se apostou naqueles que treinaram desde inicio e se integraram os "reforços" calmamente.
Exemplo desta pressa é Luisão, treinou uma semana após férias, jogou a Supertaça e lesionou-se, lesão muscular, fora do jogo com a Académica.
Maxi Pereira anda a jogar 60 minutos para voltar a ter ritmo ainda estando longe do seu melhor, já esteve melhor na Madeira, porquê?
Será que existe confiança em todos os atletas do plantel?

Podemos argumentar que nos dois primeiros jogos JJ leu mal o jogo, não teve bem nas altereções ou até na estratégia inicial mas enquanto observador exterior deste fenómeno o mais importante é perceber se o SLB e mais precisamente JJ saberam lidar com o sucesso.

JJ optou por transmitir a mensagem que confia ser bicampeão, os adeptos gostam de ouvir mas o seu grupo já não acredita?

O grande erro desta época será não esquecer a época passada.

O líder terá de ser o primeiro a faze-lo. Como?
Na comunicação externa:
- Não falar mais de Di Maria e Ramires
- Recusar comparações com a época finda
- Assumir que o SLB está diferente e portanto em reconstrução.

Na comunicação interna:
- Esquecer o sucesso passado

Gerir o sucesso é o grande desafio de JJ.

Começou mal mas...falta muito campeonato podendo e devendo emendar a mão.

Conseguindo, voltará às estrelas e terá condições para iniciar a sua carreira internacional ao mais alto nível, caso contrário, passará a ter de olhar para os mercados emergentes!

Bruno Dias

Gaspar disse...

Tem muita razão num série de coisas Rui. Muita mesmo.

O problema é que para a opinião pública e o comum e disseminado treinador de bancada português vão vir ao de cima todos os defeitos do JJ - que até já havia no ano passado, mas como ganhavam sempre, ninguém disse nada.

Neste caso parecem-me duas coisas:

1. que alguém devia explicar a contratação do Roberto e o porquê de continuar a jogar. Quantos jogadores são contratações falhadas e saem logo após um ou dois maus jogos? porque há-de ser o Roberto diferente e quem quer que seja diferente? JJ, RC ou LFV?
10 M€ não custou o Ricardo Carvalho, não custou o Ozil...

2. já o tinha dito a várias pessoas, mas todos me "gozavam" e diziam que estaria a ser invejoso e anti-benficasta (por ser Sportinguista), mas parece-me claramente que à excepção de duas ou três unidades (Coentrão, Luisão...) o resto da equipa não está a aguentar a pressão ter as quinas cravadas na manga e que dificilmente este ano seriam campeões, pelo menos se continuassem com a mesma postura. As camisolas não ganham campeonatos...

(podem estar descansados, que o Sporting não será... a não ser que muita coisa mude - ante-ontem! :))

Rui Lança disse...

Bom dia!

Precisava de saber quem seria o responsável máximo pela aquisição do Roberto, porque pergunto...será que ele tem poder para decidir a compra sozinho de um gr que era 3.º opção do Atlético Madrid?

Mas os problemas do Benfica estão longe de ser muito graves ou se resumirem ao posto de GR.

Foi claramente mal preparada a sucessão dos que iriam sair, muito mal. E depois...um blackout imposto pelo próprio clube ao seu treinador não seria má ideia, cada vez que ele fala...ui ui!

Até 31 de Agosto ainda se enganam alguns com a compra deste ou daquele...mas terei de começar a ver jogos como eram os do Bobby Robson no Barcelona, 4-3, 5-4!

Mais a sério, os golos que o Benfica sofre estão longe de ser apenas culpa de 1 ou 2. Ontem o Cardozo que ainda deve estar cansado do que correu contra a Académica deixa o seu jogador cabeçear à vontade...

Bem, vamos mas é falar de gestão desportiva!

OptimusPrime disse...

Concordo com tudo o que disse, embora seja um defensor do Roberto, não posso deixar passar em claro que em todos os golos que sofreu até agora não há nenhum que se possa dizer que ele não tinha hipótese alguma, em todos se nota que devia ter feito mais. No entanto um GR não sofre os golos sozinho,onde anda aquela defesa quase imbatível da época anterior, especialmente nos lances de bola parada? Não concordei com o despesismo da contratação do Roberto, completamente desmesurada, sobretudo quando as opções eram Eduardo (4,5M) e Marco Amelia(5M), ambos teriam sido mais baratos e sobretudo mais experientes e com provas dadas e reconhecidas. A meu ver à muito tempo que o lugar de GR necessitava de um sério reforço, pois o Quim quanto a mim não tinha o que é preciso para um grande clube e sobretudo não reunia o consenso dos benfiquistas o que ainda é mais importante pois fazia com que a pressão sobre ele fosse cada vez maior. Agora o objectivo era um GR que ganhasse pontos e não os entregasse ao adversário.
Por outro lado era certo que o Di Maria e o Ramires iriam sair por isso onde estão os seus substitutos?
JJ já tinha referido que a equipa necessitava de dois ou três jogadores com maior experiência ( i.e. mais velhos) todos os que entraram são miúdos, a maioria nunca jogou na Europa, ou seja o grau de risco, de eles vingarem de imediato, continua alto. Lembro que Di Maria na primeira época foi bastante contestado e quase nunca foi decisivo, foi preciso dar-lhe tempo para crescer e adaptar-se, a exemplo de muitos sul-americanos. Com Ramires teve-se a sorte de ser um jogador, de facto com uma entrega e talento especiais. Agora se o objectivo era ser bi-campeão, não há tempo para deixar estes jogadores crescerem e renderem, o que as suas qualidades apontam que podem render. Era necessário que os substitutos destes dois jogadores mantivessem o nível que estes vinham dando à equipa.
Enfim tudo isto aliado a alguns erros de arbitragem (que não justificam nada, pois no ano anterior podiam haver os erros que houvessem que não faziam diferença) e a uma débil preparação física e mental me parece que não vaticinará nada de muito bom para o meu Benfica, espero claro estar enganado.

Abraço

Bruno

Anónimo disse...

Querem verdades?

1) Porque continuam a falar do Eduardo para GR? O Eduardo não foi para o Benfica simplesmente porque não gosta de Lisboa e teria de viver lá. O mesmo aconteceu com bastantes jogadores (posso-vos dar pelo menos uns 10 nomes) que sairam do Benfica e do Sporting pelo mesmo motivo. Foi também esta a verdadeira razão da saída do sr. Trapattoni.

2) A contratação do GR Roberto trouxe muito bons dividendos (pessoais, estou a falar de dinheiro mesmo) a 6 pessoas envolvidas no negócio: ao sr. Rui costa e ao sr. LFVieira na maior fatia; em segundo lugar a um empresário famoso, ao jogador e ao treinador Jorge Jesus; em último lugar, uma menor fatia para uma pessoa cuja identidade não me foi revelada.

3) A saída do jogador Di Maria do Benfica para o Real Madrid tem, na realidade, uns contornos demasiado surreais para serem conhecidos em Portugal... pelo menos para já... fiquem atentos ao número de jogos que ele jogará em Madrid!

Anónimo disse...

http://coachdocoach.blogspot.com/2010/08/diferenca-entre-ser-bicampeao-e-bipolar.html