Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O novo cenário do Futebol Português...

Agora com os ânimos mais calmos e a breves momentos de se realizar o sorteio da Liga dos Campeões com a presença também do Sp. Braga, deve-se destacar as coisas boas que o nosso País consegue fazer e uma delas, é no que diz respeito a atletas e treinadores na modalidade de Futebol (há muitas outras modalidades, é verdade) o Sp. Braga conseguiu com muito trabalho superiorizar-se a uma equipa com um investimento maior que o Sporting e o Benfica ou o Sporting e Porto juntos!

Destacaria aqui pela positiva o seu líder António Salvador que de há 8 anos para cá desenvolveu um trabalho (com muitos erros é verdade), mas conseguiu principalmente nas últimas três épocas, primeiro com o Jorge Jesus na Taça Intertoto e no ano passado com o Domingos cimentar um trabalho que dará frutos não apenas desportivos mas também financeiros com a entrada na Liga dos Campeões e uma receita sempre superior a 10 M €.

Em termos de gestão desportiva, observa-se um clube que representa uma região, tem infra-estruturas de top, um estádio novo ao abrigo do Euro 2004, um conjunto de participações recentes na Liga Portuguesa sempre em lugares cimeiros, que culminaram com a vitória na Intertoto e no 2.º lugar do ano passado. Juntando isto a uma gestão financeira que a diferença entre as entradas de jogadores e saídas atinge um diferencial muito agradável e positivo, com diversas vendas para os clubes chamados grandes.

Deveria ser encarado como um caso de sucesso, porque não? O facto de ser do Futebol não deveria ser analisado com os maus olhos que a sociedade vai criando sobre os agentes desportivos que andam por aí nesta modalidade, embora se perceba exactamente essa imagem, bastando ver ou ler a novela que tem sido a instituição Federação Portuguesa de Futebol no caso do seu seleccionador nacional.

Para lá do exemplo e caso de sucesso, o que me parece é que o surgimento sustentado e viável do Sp. Braga, com este encaixe financeiro, considerando aquilo que tem sido a gestão do seu Presidente, vai alterar o quadro nos próximos tempos do Futebol em Portugal.

Ou deixaremos de ter apenas três grandes e passamos a quatro ou dos três, há um que irá sair para entrar o Sp. Braga. Sei que pela história do Benfica, Porto e Sporting, serão sempre os 'grandes'. Mas se analisarmos do ponto de vista da actualidade, é de prever que nos próximos tempos teremos uma luta a três: Porto, Braga e Benfica!

Sem comentários: