Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 7 de agosto de 2010

Mais 8 do que 80...

Ao contrário do jogo do Porto, a época do Benfica começou mal (à semelhança de João Ferreira, que entre um penaltie e cartões vermelhos para o Peixoto e o Cardozo na dúvida, deve reflectir também). Muito mal. Porque perderam? Seria bom ser apenas por isso.

Roberto acaba por ser um felizardo, não teve a culpa nos golos mas continua a não dar confiança. Nem aos adeptos e parece que aos seus colegas também não. Quim com duas muletas dever-se-á estar a rir.

Peixoto gordo e tem de agradecer por ter terminado o jogo. Amorim, ao contrário da sua capacidade de não jogar mal, tem feito uma pré-época péssima. Luisão e David Luiz parece uma dupla de centrais que se conheceu esta pré-época.

Airton acaba por ser o pior do jogo na minha opinião. Principalmente porque tem uma sombra, que fruto da sua experiência, tem de jogar. E certamente faria melhor. Depois na frente...a bola não chegou, apenas a partir dos 30' o Benfica fez algo. Um ou dois remates, um penaltie sobre Coentrão, umas entradas a valer daqui e dali. Gostei de ver Álvaro Pereira a por a mão na cara de João Ferreira, demonstra empatia...

Segunda-parte, do mesmo! Porto muito superior e o Benfica parecia aquele Benfica do tempo antes da época passada. Perdido, sem rumo, objectividade e tacticamente fraco. Não se perdeu tudo, acredito que não. Mas se quiserem comprar alguém ainda, pensem num argentino que foi para Madrid e um brasuca que vai a caminho de Londres.

Para a semana há mais é certo, mas será para descansar. Algo que se viu claramente foi JJ a descansar ou poupar os amarelados para o primeiro jogo da Liga. Que quererá dizer isto? Jara e Gaitan entraram mal, não seria de esperar outra coisa, a equipa estava...fora dali. Porto ganhou mais que bem, mas não era preciso um jogo marcado por tanto tempo parado, tantos lances que de dúvida não têm nada, e que para os comentadores da Tvi (não conseguiram disfarçar o clube...) já está encontrado o campeão.

Tal como teria sido importante aprender algo com o Totenham (parece que não), pode ser que se aprenda algo deste jogo. Porque senão, a época irá ser longa...

8 comentários:

foggy disse...

Grande Lança. Deixo aqui o primeiro comentário no teu blog porque... estou mal disposto. O Benfica tem este dom: ganha e sinto-me leve, normal comigo mesmo; perde e é uma sensação de que a manhã após a derrota torna-se azeda e tristonha.
Concordo com quase tudo menos com a critica a DL e Luisão. Airton fez excelente pré-época mas foi o pior. antes de equilibrar, desequilibrou. O Peixoto fez o melhor dele, não dá mais. O problema deste jogo foi acima de tudo a arrogância do JJ. Adoro o Mourinho sempre que joga porque acima de tudo é arrogante... porque ganha! O JJ perdeu poucos jogos no Benfica mas este e o de Liverpool demonstrou incapacidade para se ver ao menos uma reacção da equipa. Hoje não acho que houve Porto a mais, antes não houve Benfica, o que me deixa mais descansado até ao inicio do campeonato. Um anota final: o Porto não assusta mas sim o facto de se confirmar o que disse sobre os jogadores que iriam sair no final da época - Ramires e Di Maria. Para mim Ramires tem de ter substituto, a equipa fica claramente descompensada com Martins (e tem sido o melhor da pré-época). Perde com atitude dois menos do que jogar sem garra... Ah e porque será que se notou cansaço no Benfica? Continuo sem entender o jogo com o Totenham a meio da semana.

Rui Lança disse...

Grande Foggy!

Sim, tb não percebo jogo a meio da semana. Terá sido para quê? Se era para realizar, não iam ao Algarve.

Quanto ao Ramires e Di Maria (e não esquecer Quim), não terão substitutos tão cedo. Primeiro porque considero Ramires o jogador que mais equilibrio dava àquilo. Corria como nunca, mesmo lesionado era o primeiro a chegar à linha e o primeiro a recuperar. Di Maria porque demorou 3 anos a adaptar-se e tinha a tal característica de ir sempre em direcção a eles, desse ou não para o certo. No último ano, deu mais vezes certo do que errado.

O Porto na minha opinião tem um plantel mais rico que o Benfica, só aquele meio-campo onde ainda faltaram Raul e Ruben Micael, a ver vamos. Pode ser aí o grande problema de AVB, não ter mão para aquilo.

Porto como clube tem organização, natural que alguns problemas não se notem. Para já, a vitória de ontem não vale apenas uma Taça, vale um avanço em termos psicológicos. E que grande avanço.

Pispis disse...

Álvaro Pereira meteu a mão na cara de João Ferreira? Não foi antes o contrário?

Escamotear as agressões de Cardozo, David Luiz, César Peixoto ou Carlos Martins só te devem envergonhar e disso não fazes tu referência na crónica.

E eu a pensar q até eras isento... pois, qd a nossa ekipa ganha é tudo mt mais fácil...

Rui Lança disse...

Epá! Temos alguém que chegou com a força toda!

Vamos por partes:

- "Álvaro Pereira meteu a mão na cara de João Ferreira? Não foi antes o contrário?"

Vê novamente o lance todo, o Alvaro Pereira aproxima-se demasiado (direi eu) ao árbitro, este afasta-o com a mão e os dois colocam as mãos na cara um do outro. Mas podemos ver novamente.

"Escamotear as agressões de Cardozo, David Luiz, César Peixoto ou Carlos Martins só te devem envergonhar e disso não fazes tu referência na crónica."

Lê o primeiro paragrafo do meu texto, onde foco logo a má exibição do arbitro por não ter visto as agressões. Quanto a David Luiz não acho q seja para vermelho (claro que umas pessoas como tu será mais isenta), até porque o Sapunaru com o amarelo do penaltie e o amarelo que um lance desses faria, seria ele expulso. Mas para isso teriamos de chamar o Poncio Monteiro.

"E eu a pensar q até eras isento... pois, qd a nossa ekipa ganha é tudo mt mais fácil..."

Pensaste mal, até porque onde escrevi que era isento? Vejo a razão, mas a emoção supera muitas das vezes. Lê o "Erro de Decartes" e pode ajudar-te no poker também.

Atenção...dei os parabéns ao Porto, ganhou bem, critiquei e bem o JJ, o arbitro porque errou (para os dois lados, ou para o teu lado não?) e achaste que não fui isento. Hum...ok.

Pispis disse...

Pá, n vou entrar em diálogo ctg pk podemos estar aki a enumerar argumentos e mais argumentos e n é preciso ser Descartes, Pitágoras, Escaleno, Isósceles ou Hipotenusa pra saber q n vamos chegar a conclusão nenhuma.

Eu qd disse q te achava mais isento n é por acompanhar o teu blog nem por saber quem tu és, é apenas por acompanhar o blog do Boronha e pelas intervenções vamos percebendo c quem podemos discutir futebol ou não, por isso me dei ao trabalho de vir ao teu artigo comentar akilo q estranhei vindo de ti, mas lá está qd mexe c o nosso clube é fdd e pelos vistos deves ter cometido o 'Erro de Descartes'.

Eu posso continuar a rebater os teus pontos: é normal um árbitro meter a mão na cara dum jogador? foi numa situação igualzinha à do Babel com o Luisão e o q vai acontecer ao João Ferreira? Mas tu pelos vistos só viste a mão do Álvaro q nem sequer tocou na cara do árbitro, apenas afastou a mão dele e por isso viu amarelo. Podes ir ver. Insisto, o q vai acontecer ao João Ferreira?

Meu caro, o mais escandaloso foi o Carlos Martins acabar o jogo e tu referes Cardozo e Peixoto na dúvida? E falas em que penalty, n fosse o Coentrão tão teatral e se calhar até conseguia sacá-lo mas saltos para a piscina geralmente dá nisto...

Bem, como eu já referi, isto n nos leva a lado nenhum, continuação dum bom trabalho no blog e boas participações no Boronha :-)

Rui Lança disse...

Abraço e obrigado por teres vindo ao blog e comentado aqui.

Não me ofendo com divergências de opinião, apenas com a forma.

Abraço e boa continuação por aqui ou pelo Boronha.

Tiago Viana disse...

Este jogo foi óptimo para o Benfica perceber o que está mal.
Da minha parte como sabes não ligo muito às vitórias e derrotas, mt menos de competições que para nada servem. Como já disse nas Taças todas jogava com as reservas. Não é para aceder à Liga dos Campeões? Então roda plantel.
Acho que o Ruben Amorim não foi a razão do lado direito não funcionar. O Carlos Martins é para substituir o Aimar quando este não pode jogar e mais nada. Esse foi um dos problemas do Benfica.
Quanto a reforços, acho que é muito cedo para jogarem de início até pq defendo que é uma má mensagem para quem já cá está.
Gosto do Airton mas Javi ainda é melhor neste momento.
César Peixoto substituto de Coentrão se não há outro.
Coentrão vindo de trás pode beneficiar de o Gaitan flectir mais para o meio.
Arbitragem não comento porque não foi decisiva. Sim, Coentrão se não cai assim o árbitro até podia ter marcado.
O Benfica tem sempre de se preocupar é com a melhoria da qualidade de jogo.
Se forem excelentes não há arbitragem que consiga fazê-los perder.

Rui Lança disse...

Tiago...as tuas últimas duas frases são excelentes! Devem ser como as boas músicas, para repetir vezes sem conta!