Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

E depois de 4.ª feira?

Com a vitória de Sábado frente à Hungria e com a possível vitória na 4.ª feira contra ‘a’ Malta, os pensamentos já vão para os Play-offs. Apesar dos 50 mil na Luz, considero que há muito os ‘Portugas’ viraram as costas à Selecção Nacional. Onde passei às 20h45 num centro comercial, mesmo após o resultado da Dinamarca-Suécia, muitas das pessoas nem olhavam para as televisões, desinteressados.

Partindo do princípio que Portugal vence Malta, fica como cabeça de série para os play-offs, volta-se a ter uma forte probabilidade de sermos apurados para o Mundial 2010.

Com este pouco acompanhamento, com este mau apuramento (fase…), com estes jogadores todos em má forma, com esta liderança muito discutível, a lá chegar, chegamos. E não tenho dúvidas que será a primeira vez, mesmo em 1996 em Inglaterra onde após alguns anos ausentes dos grandes palcos, a comunicação social quase nos colocava como grandes candidatos ao título, Portugal pode chegar a 2010 sem qualquer tipo de pressão, sem expectativas criadas.

Pode ser talvez o melhor trunfo, sem expectativas, sem ilusões. Fase a fase. Diria que há algum tempo que não estavam criados cenários tão calmos para uma boa campanha.

5 comentários:

Tiago Viana disse...

O que devia preocupar os dirigentes da federação é como vai ser a selecção daqui a 8 anos se eles n mudarem o quadro competitivo em Portugal e as regras do nº de estrangeiros em todos os escalões e campeonatos portugueses.
Das duas uma, ou é uma selecção de naturalizados (e mts de qualidade duvidosa) ou uma selecção de jogadores que foram para os escalões de formação de equipas de topo e vingaram.
Veremos...
Continuo a defender que nos escalões não-profissionais deveria ser interdita a entrada a estrangeiros e limitado o nº deles nas equipas da Liga.

Anónimo disse...

queres melhor...o capitão do jogo que terminou o Portugal-Brasil era o Deco...brasileiro

Tiago Viana disse...

Apesar de n ter visto o jogo tb reparei nisso qd vi o resumo.
Sem comentários...
Em relação ao que disse, relembrar que um estrangeiro para se naturalizar tem de residir 6 anos em Portugal, ou seja, os jogadores naturalizados chegam à selecção a meio ou no final da carreira. Mais, se forem de topo não ficam 6 anos a jogar em Portugal.

Anónimo disse...

Porque só nos queixamos do futebol?? Temos estrangeiros no atletismo! Temos estrangeiros no basquetebol! temos estrangeiros no voleibol! temos estrangeiros no andebol! Porque só falamos do Deco, Pepe e Liedson?? Porque não falamos em Obikwelu? Porque não falamos do Betinho e/ou do Carlos Andrade? ou dos americanos que representaram a selecção de basquetebol? porque não falamos de Tchikoulaev??

Abraço,
Nuno Santos

Rui Gomez disse...

Resumo e conclusão do post e comentários:
A globalização faz com que o mundo se torne numa aldeia! Cada vez mais teremos que enfrentar o futuro desta forma. E com a União Europeia esperamos o quê? Portugal será um estado membro! Portanto as questões das naturalizações cada vez mais se vão tornar hábito nas diversas modalidades. Senão vejamos: E Scolari? É português? E os cubanos do Andebol e do Voleibol? Como explicam isto? Afinal, não há regra nem lei sem excepção! Para concluir, analisem o caso da selecção francesa de futebol!
Sem dúvida que sem pressão e expectativas criadas, será que se irá repetir o tempo de Humberto?
Abr
Bom post. Abr