Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 13 de dezembro de 2008

Bom artigo sobre o papel pedagógico do Treinador - José Mourinho

Artigo do jornal "Record" sobre o papel de José Mourinho no tratamento dos jogadores do Inter de Milan:

José Mourinho sempre foi um treinador rígido em questões disciplinares e esse é, sem dúvida, um dos segredos do seu sucesso como treinador de futebol. Mas, da mesma forma que castiga os seus jogadores e os critica na praça pública é o primeiro a abrir-lhes a porta da reconciliação e a dar-lhes uma nova oportunidade.Depois, há dois tipos de jogadores.
Há os que percebem a mensagem do treinador, agarram a oportunidade com unhas e dentes e assim que marcam um golo correm para os braços do "pai" que semanas antes lhes aplicou um severo castigo e há... Adriano!O brasileiro do Inter é a imagem do mau profissionalismo. Mourinho sempre denotou uma grande preocupação em recuperar o avançado e concedeu-lhe várias oportunidades que o brasileiro desperdiça, umas atrás das outras.Desta vez, chegou adiantado ao treino matinal mas porque vinha directamente de uma noite de copos com o seu compatriota Maicon. Ambos levaram guia de marcha. O lateral-direito para curar a bebedeira em casa; o avançado para ficar em casa... definitivamente!
É que embora o presidente do Inter, Massimo Moratti, se tenha apressado a dizer que "tudo foi um equívoco" e que espera "que se entendam rapidamente com Mourinho", a paciência tem limites. E da mesma forma que o português já mostrou que sabe perdoar, também já mostrou, noutras ocasiões, que a sua paciência também tem limites.

1 comentário:

Tiago Viana disse...

Bem sei que o jogador teve uma situação familiar dificil mas este é mais um caso que demonstra bem que o mundo do futebol tem muito a aprender em termos de gestão com outros desportos.
O problema é que haverá sempre um clube a dar-lhe um novo contrato pois pensa que o vai recuperar.
Há jogadores que ganham milhões e nada fazem durante vários anos.
Vejam o caso do Ronaldo que depois de sair do Barcelona quase nada fez (aparte as lesões). Só nas vésperas de renovações.