Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Porque somos 'despedidos'

Mais de 75% das empresas focam o seu recrutamento nas competências hard. Como a experiência profissional, formação, idiomas, tarefas, etc.

O mesmo número mas agora dos softskills justifica a razão porque as empresas despedem as pessoas. Atitudes, valores pessoais, a capacidade das relações interpessoais, etc.

Não sei bem se estes números são cientificamente...científicos. Mas desde que me interessei por estas áreas acredito que os valores e os actos andem bem perto destes números.

Nos grupos vamos assistindo - quase que a dormir - ao que se passa, mas continua-se a apurar o recrutamente nas áreas dos hardskills e a não potenciar as dinâmicas que existem para aumentar o compromisso colectivo através das atitudes e deste alinhamento com as acções.  

4 comentários:

Angela Fernandes disse...

A pergunta já foi feita por várias pessoas principalmente, pelas pessoas que foram despedidas. As razões podem ser várias: conjuntura económica nacional e mundial, diminuição das vendas e lucros, processos de reestruturação, sentido de oportunidade de algumas empresas em colocar fora das empresas o maior número de pessoas, começando pelas pessoas com maiores remunerações ou com as pessoas que já estão há muitos anos na empresa. Li o seu livro sobre "Como formar equipas de elevado desempenho" e considero que uma liderança forte e profissional cria as equipas que estimulam o progresso e a prosperidade e a motivação dos colaboradores. Ainda temos excelentes CEO ou DRH nas empresas, mas para além da conjuntura económica há lideranças que deveriam analisar as suas falhas para as empresas não atingirem os seus objetivos: formação contínua dos colaboradores, ajudar a equipa a trabalhar com motivação, promover ambiente positivo, gerir emoções e conflitos, promover a inclusão dos colaboradores e participação nos objetivos da empresa. Os hardskills continuam a ser importantes no processo de recrutamento, associados aos softskills desde as lideranças até aos membros das equipas porque dentro de uma organização todos os colaboradores têm o seu papel importante para que as empresas consigam obter melhores resultados.

Angela Fernandes

Rui Lança disse...

Obrigado Angela pelo feedback. A questão destes números foca-se muito na área do recrutamento. Um pequeno texto retirado sobre a necessidade de potenciarmos o processo de recrutamento. Claro que nos dias de hoje...as razões são diversas e as empresas também se aproveitam da 'crise'. E concordo com o que diz na parte da liderança. Diria mesmo que há muitos e mesmos muitos exemplos de bons CEO, DRH, lideranças intermédias, etc.

Blogg do Junqueira disse...

Acredito que além das condições econômicas adversas já citadas pela Angela, o fator que leva mais ás demissões é a falta de comprometimento demonstrada pelos funcionários ou a falta de motivação ou ambos. Na minha opinião, estes dois fatores são derivados da falta de clareza das lideranças em colocarem os objetivos, missões e valores da empresa, além da falta de planejamento estratégico, de planos de ação (que normalmente são corretivos e não preventivos), enfim, da demonstração da empresa onde quer chegar e onde o funcionário se encaixa nesta caminhada. A constante reclamação sobre remuneração também leva o funcionário a ser demitido, porém, quando os outros fatores citados aqui são razoavelmente claros ( não necessariamente na íntegra), as reclamações sobre remuneração são reduzidas.

Rui Lança disse...

Concordo! E o interessante é perceber que não se inova nesta área, retarda-se é em aplicar as ideias e as acções de que muito se fala.

Obrigado!